Com gol de estreante, Botafogo vira e derrota Americano

Fellype Gabriel comemora primeiro gol do Botafogo na partida. Foto: Paulo Sérgio/Agência Lance

Fellype Gabriel comemora primeiro gol do Botafogo na partida

O Botafogo é o único time grande do Rio de Janeiro que estreou com vitória na Taça Rio, segundo turno do Campeonato Carioca. Mesmo sem três titulares, o time alvinegro visitou o Americano no Estádio Godofredo Cruz, em Campos dos Goytacazes, e venceu por 4 a 2, gols de Herrera, Renato, Caio e o estreante Fellype Gabriel. Hugo e Marcelo Campos descontaram para a equipe de Campos.

A vitória leva a equipe do técnico Oswaldo de Oliveira ao primeiro lugar do Grupo A da Taça Rio, com três pontos, mesma pontuação de Nova Iguaçu e Resende. A equipe alvinegra termina a primeira rodada na liderança pelo saldo de gols. Já o Americano fica em sexto do Grupo B, sem nenhum ponto conquistado.

Na segunda rodada da Taça Rio, o Botafogo joga neste domingo, às 16h (de Brasília), contra o Volta Redonda. Mesmo com mando do clube alvinegro, a partida será realizada em São Januário, estádio do rival Vasco. No mesmo dia e horário, o Americano visita o Madureira, no Conselheiro Galvão.

O jogo

Sem Elkeson e Maicosuel, lesionados, e Loco Abreu, na seleção uruguaia, o técnico Oswaldo de Oliveira escalou o estreante Fellype Gabriel, com Herrera e Willian mais à frente. Mesmo fora de casa, o Botafogo assustou logo aos 2min. Andrezinho recebeu pela direita e bateu cruzado. A bola passou perigosamente à direita da meta de Erivélton.

O Botafogo dominou os primeiros minutos da partida. Mas, em falha individual de Marcelo Mattos, levou o primeiro gol aos 9min. O volante errou na saída de jogo e a bola sobrou na entrada da área para o lateral esquerdo Marcos Felipe. O jogador pegou de primeiro e mandou no ângulo direito de Jefferson, que nada pôde fazer: 1 a 0 para o Americano.

Em desvantagem, o time de General Severiano se perdeu em campo. Já o Americano jogava fechado e apostava nos contra-ataques. Sem conseguir entrar na defesa da equipe da casa tocando a bola, o Botafogo passou a alçar bolas na área. E foi neste tipo de jogada que a equipe alvinegra conseguiu o empate.

Aos 31min, Andrezinho bateu escanteio na área e o zagueiro Antonio Carlos desviou de cabeça. Na sobra, o estreante Fellype Gabriel tocou para o fundo das redes: 1 a 1 em Campos dos Goytacazes. O empate animou o Botafogo. Aos 35, Lucas recebeu pela direita e cruzou rasteiro para a área. A zaga do Americano conseguiu afastar o perigo, evitando a virada.

Forte neste tipo de jogada, o Botafogo ficou os últimos minutos do primeiro tempo cruzando bolas na área do Americano. Aos 44min, Renato cobrou escanteio e Antonio Carlos desviou por cima do gol de Erivélton. Apesar da "blitz" aérea, a primeira etapa terminou mesmo empatada em 1 a 1.

Para a segunda etapa, Oswaldo de Oliveira sacou o atacante Willian, que fez um primeiro tempo discreto, e colocou Caio para tentar dar mais mobilidade ao ataque botafoguense. Apesar da troca, o time seguiu mais perigoso nos cruzamentos na área do Americano.

A primeira grande chance de gol da segunda etapa foi do Americano. Aos 14min, Pachola chutou forte de fora da área e Jefferson espalmou. O Botafogo respondeu aos 27min. Caio recebeu na área e bateu cruzado. A bola percorreu toda a pequena área e ninguém desviou para o gol.

O lance acordou a equipe de Oswaldo de Oliveira. Dois minutos depois desta jogada, a equipe botafoguense virou a partida. Márcio Azevedo recebeu de Andrezinho, foi à linha de fundo e cruzou. Como elemento surpresa, o volante Renato apareceu sozinho e completou para o fundo das redes: 2 a 1 para os visitantes.

Com a virada, a equipe do Botafogo tentou tranquilizar a partida. E conseguiu em contra-ataque. Aos 32min, Lucas foi acionado pela ponta direita e cruzou. Herrera se antecipou e chutou. A bola desviou no zagueiro e enganou Erivélton. 3 a 1.

A vantagem de dois gols, no entanto, durou apenas um minuto. Aos 33min, o Americano descontou. O atacante Hugo recebeu passe de cabeça de Marconi e, também de cabeça, fez o segundo da equipe da casa. Aos 38min, Renato deu ótimo passe para Felipe Menezes. O meia dominou e chutou de esquerda, obrigando Erivélton a fazer defesa em dois tempos.

Aos 40min, nova chance para o Botafogo ampliar. O argentino Herrera finalizou da entrada da área e Erivélton fez outra grande defesa. Já nos acréscimos, o Botafogo fez o quarto. Após cruzamento da direita, Lucas tocou de cabeça, o goleiro defendeu e deu rebote. Caio aproveitou e só empurrou para o fundo da rede, fechando o placar em Campos.

Comentários