Com gol no fim, Coritiba bate Toledo e vence estreia no 2º turno

Jogadores do Coritiba comemoram gol salvador de Marcel aos 43min do segundo tempo. Foto: Heuler Andrey/Agif/Gazeta Press

Jogadores do Coritiba comemoram gol salvador de Marcel aos 43min do segundo tempo

Pressionado por perder o título do primeiro turno do Campeonato Paranaense para o rival Atlético-PR, o Coritiba decepcionou a torcida que compareceu na noite desta quinta-feira ao Couto Pereira. Mas com um gol aos 43min do segundo tempo do atacante Marcel, a equipe estreou com vitória sobre o Toledo por 1 a 0, em partida válida pela primeira rodada do segundo turno do Estadual.

A equipe do técnico Marcelo Oliveira criou pouca oportunidades durante a partida e conseguiu os três pontos depois de abafar o adversário nos minutos finais. Gil, que entrou bem durante o segundo tempo, cruzou da direita e o centroavante Marcel cabeceou para o fundo das redes.

Se o futebol não foi o esperado, pelo menos o Coritiba começou o segundo turno à frente do rival Atlético-PR que perdeu para o Londrina, líder após a primeira rodada, por 3 a 0. No domingo, a equipe alviverde enfrentará o Corinthians-PR no Estádio Janguito Malucelli, às 15h (de Brasília).

O Toledo, que briga com Cianorte e Arapongas por vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, volta a campo pelo Estadual no domingo. O time do técnico Rogério Perrô terá pela frente o Rio Branco-PR, em casa, às 16h (de Brasília).

O jogo

Assim como esperado, o Coritiba começou a partida com a posse de bola. Mas com a zaga da equipe do interior bem postada, o trio de armadores formado por Rafinha, Lincoln e Éverton Ribeiro não conseguiu criar oportunidades nos primeiros minutos. Pelo contrário, apostando nos lançamentos longos para os atacantes, o Toledo criou a primeira boa chance de gol. Aos 6min, Guilherme recebeu lançamento em profundidade, invadiu a área e finalizou para boa defesa do goleiro Vanderlei.

Sem criatividade, a equipe da casa começou a incomodar o goleiro Cleberson com chutes de fora da área. O primeiro a arriscar foi o experiente Tcheco, aos 10min. O meia tentou acertar o ângulo direito do arqueiro adversário e a bola saiu com muito perigo. Três minutos depois, Éverton Ribeiro finalizou por cima do gol. Para entrar na área o Coritiba contou com boa jogada individual de Rafinha. Aos 18min, o meia "costurou" a defesa do Toledo e serviu Lincoln, que livre, chutou fraco para defesa do camisa 1 da equipe do interior.

Se pelo chão estava complicado, a equipe de Marcelo Oliveira passou a pressionar pelo alto, sempre em cobranças de escanteio. Aos 19min, Lincoln bateu pela direita e Pereira subiu firme no meio da área para testar. A bola passou pelo zagueiro que cobria o canto e o goleiro do Toledo se complicou com a bola. Jackson tentou a finalização e, aí sim, Cleberson saiu bem nos pés do lateral da equipe alviverde.

Em dois escanteios seguidos o sistema ofensivo do Toledo quase se complicou e permitiu que os donos da casa abrissem o placar no Couto Pereira. Aos 21min, após batida pela esquerda, Rodrigo desviou para trás e Guilherme salvou em cima da linha. Em seguida, o goleiro socou a bola para fora da área, mas Rafinha dominou e tentou por cobertura. Desta vez foi a vez de Everton evitar o tento do Coritiba. Com jogadas pelo lado do campo, o atual campeão paranaense tentou criar mais oportunidades, mas os zagueiros rebatiam as bolas e o primeiro tempo acabou sem gols.

Para acabar com a lentidão da equipe na primeira etapa, Marcelo Oliveira sacou o meia Lincoln e o centroavante Caio Vinicius no intervalo para as entradas de Renan Oliveira e Marcel. As substituições não surtiram o efeito desejado e o Coritiba continuou sem ameaçar o gol adversário. Irritada com a exibição da equipe, a torcida presente no Couto Pereira começou a pedir raça para tentar acordar os jogadores. Mas o incentivo da arquibancada foi em vão.

Sentindo o Coritiba perdido em campo, o Toledo começou a arriscar mais a partir do segundo terço da etapa final. Quase sempre em contra-ataques, a equipe visitante também falhava na armação de jogadas. Preocupado, Marcelo Oliveira resolveu "queimar" a terceira alteração cedo e sacou Éverton Ribeiro para a entrada de Gil. O volante tentou, porém, entrou também com o pé descalibrado. Aos 24min, Gil recebeu passe na área, mas finalizou muito por cima do gol.

Nos minutos finais a equipe da casa partiu para o abafa. Aos 30min, após bola alçada na área, Rafinha escorou para o meio da área procurando Marcel. Everton tentou cortar e quase encobriu o goleiro Cleberson, que precisou se esticar para fazer ótima defesa e evitar o gol contra do companheiro. Porém, o Coritiba continuava nervoso, tanto que Marcel e Rafinha receberam cartão amarelo por reclamar da arbitragem.

Depois de tanto pressionar e abusar das jogadas aéreas, o Coritiba chegou ao gol justamente pelo alto. Após cruzamento de Gil pela direita, Marcel ganhou no alto da marcação e cabeceou para o chão, como manda o figurino, para ultrapassar o goleiro rival e marcar o gol do triunfo do time alviverde.

Comentários