IFFHS 'culpa' estaduais por polêmicas com times brasileiros em ranking















Campeão mundial, Corinthians aparece atrás do Chelsea em polêmico ranking da IFFHS

Listas sempre alimentam discussões acaloradas no futebol. Uma, em particular, desperta atenção especial por critérios considerados ilógicos. A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS, na sigla em inglês), divulga todos os meses uma listagem com os melhores clubes do mundo e que causa muita controvérsia, principalmente por conta das posições ocupadas por times brasileiros.

No último ranking, divulgado em 28 de fevereiro, o Corinthians aparece na quarta posição, logo à frente do Barcelona. No entanto, a equipe paulista vê o Chelsea liderar o pelotão – justamente o rival derrotado por ele na decisão do Mundial de Clubes da Fifa em dezembro. Também causa estranheza ver o Basel, da Suíça, em 13º, melhor posicionado do que Paris Saint-Germain (18º), Manchester United (19º) e Milan (40º).

Por mais surreal que pareça, há uma lógica que explica como casos assim podem acontecer. Tudo passa pelos critérios adotados pela IFFHS para elaborar seu ranking mensal, que atribui pontos a cada vitória ou empate obtidos em competições nacionais e internacionais. Cada país também recebe um peso de acordo com a dificuldade de sua liga, como está explicado na tabela abaixo. Para o órgão, por exemplo, ganhar a final da Liga dos Campeões dá os mesmos 14 pontos do que uma vitória na fase preliminar da Libertadores.

UOL Esporte

Comentários