Em jogo catimbado, Bellucci vence gigante polonês e avança em Miami

Um jogo cheio de catimba e reclamação, principalmente por parte do gigante polonês de 2,03m. Apesar da dificuldade e dos altos e baixos, Thomaz Bellucci fez o que não havia feito nenhuma vez em 2013: venceu duas partidas seguidas em um torneio da ATP. O brasileiro derrotou Jerzy Janowicz, neste sábado, por 2 sets a 1, com parciais de 7/6(5), 3/6 e 6/3, e avançou para a terceira rodada do Masters 1000 de Miami.

Na terceira rodada, o brasileiro enfrenta o italiano Andreas Seppi, que venceu Aljaz Bedene, da Eslovênia. No duelo entre os dois tenistas, Belluci está em desvantagem. Na história, foram três confrontos, com duas vitórias para o italiano. Entretanto, o único triunfo do brasileiro veio em um Grand Slam, mais precisamente na segunda fase de Roland Garros, em 2011.

No primeiro set, Bellucci aproveitou-se de um saque forte (marcou quatro aces) e bastante concentração (nenhuma falta dupla contra seis do polonês) para conseguir superar um começo melhor do polonês. Com certa dificuldade, o brasileiro precisou do tie-break para vencer o set inicial  por 7/6(5).

Em vez de pegar moral, Bellucci acabou relaxando com a vitória no primeiro set. O brasileiro voltou desligado e errando muito. Logo foi quebrado e viu o cabeça de chave número 21 do torneio abrir 3 a 0. Foi sacando no quarto game que Bellucci voltou ao jogo. Ele se viu em má situação e permitiu que Janowicz tivesse um novo break-point. Mas desta vez ele reagiu e confirmou o saque. Embalado, foi para cima no serviço do adversário e conseguiu a quebra, voltando novamente para o set.

Foi neste momento que o polonês perdeu a cabeça. Ele se irritou com a torcida, que apoiava o brasileiro, e reclamou veementemente com a arbitragem. Em seguida, após receber vaias das arquibancadas, se voltou para os torcedores e fez gestos provocando os presentes. Bellucci, que nada tinha com isso, chegou a pedir auxílio médico, e igualou o set.

Entretanto, mostrando cansaço e sem aproveitar o momento de instabilidade do adversário, Bellucci vacilou e levou a quebra no oitavo game, deixando Janowicz em posição confortável para vencer o segundo set por 6/3.

Assim como Bellucci havia feito na virada do primeiro set, Janowicz saiu da quadra e foi para o vestiário por alguns minutos. Na volta para o set decisivo, o gigante polonês resolveu continuar catimbando e se deu mal. Logo no segundo game teve seu saque quebrado e reclamou muito com a arbitragem, alegando um suposto ace que foi marcado como bola fora.

Desta vez, Thomaz Bellucci continuou firme e conseguiu decretar a vitória no último set com parcial de 6/3.

UOL Esporte

Comentários