Fittipaldi é nomeado presidente da nova comissão de pilotos da FIA

Emerson Fittipaldi

Emerson Fittipaldi

O bicampeão mundial de F1 e campeão da Indy, Emerson Fittipaldi, foi nomeado o presidente da nova Comissão de Pilotos da FIA. O grupo foi formalizado na última reunião do Conselho Mundial de Automobilismo (WMSC, na sigla em inglês) da entidade, realizado nesta sexta-feira, na cidade suíça de Genebra.

O brasileiro vai liderar um grupo que conta com diversos outros nomes de peso do esporte a motor, como o do eneacampeão do Mundial de Rali, Sébastien Loeb (vice-presidente), o do também campeão de F1 e Indy, Nigel Mansell, e o de María de Villota, que em julho do ano passado perdeu o olho direito em um terrível acidente, sofrido durante teste aerodinâmico com a Marussia, no aeroporto inglês de Duxford. Os dois últimos integrarão a Comissão de Monopostos, junto com o indiano Karun Chandhok.

A criação da Comissão já estava prevista desde o ano passado e segue as recomendações do Comitê Olímpico Internacional (COI). Em janeiro de 2012, a Federação ganhou o reconhecimento provisório do Comitê, válido por dois anos. A formalização do grupo é conditio sine qua non para que a entidade se torne membro permanente.

“Seguindo uma determinação da Assembleia Geral de 2012, o WMSC confirmou a composição dos pilotos para a Comissão. Sob a presidência de Emerson Fittipaldi, os direitos e interesses dos pilotos perante as disciplinas serão representados [por 14 membros]“, informou a entidade, em comunicado oficial.

Veja a lista completa dos integrantes da nova Comissão de Pilotos da FIA:

PRESIDENTE: Emerson Fittipaldi
VICE-PRESIDENTE: Sébastien Loeb

COMISSÃO DE MONOPOSTOS
Nigel Mansell
Karun Chandhok
María de Villota (*)

COMISSÃO DE TURISMO, GT E ESPORTIVOS
Emanuele Pirro
Yvan Muller
Adrián Fernández

COMISSÃO DE RALI
Nasser Al-Attiyah
Marcus Gronholm
Daniel Elena

OUTRAS CATEGORIAS
Kenneth Hansen (**)
Danilo Rossi
Keiko Ihara (*) (**)

(*) Representantes das atletas femininas
(**) Nomes ainda sujeitos à aprovação das entidades máximas de seus países.

UOL Esporte

Comentários