Ex-árbitro acusa Uefa de manipular sorteios da Liga dos Campeões















Confrontos das quartas da Liga dos Campeões teria sido manipulados, segundo acusador

O ex-árbitro Ahmet Çakar, da Turquia, acusou a Uefa de manipular os sorteios de confrontos na Liga dos Campeões. Çakar, que é comentarista de um canal turco, afirmou que o sorteio das quartas de final, realizado na última sexta-feira, foi manipulado para que grandes equipes e times do mesmo país não se enfrentassem.

O turco disse, durante um programa esportivo na televisão em que trabalha, que o objetivo da Uefa seria garantir semifinais de “alto nível”. Çakar afirmou que investiga os sorteios desde que, nas oitavas de final, todos os oito confrontos sorteados  foram idênticos aos que saram durante o ensaio do evento.

O sistema de manipulação seria mais moderno que o de “bolas frias”, no qual quem realiza o sorteio “sente” qual a bolinha que deveria ser tirada no momento. Segundo a acusação, as bolinhas levariam um sistema de vibração, que as fariam tremer ao entrar em contato com um objeto metálico que estaria na mão do encarregado de fazer o sorteio.


Durante o programa turco, o ex-árbitro realizou o esquema e sorteou exatamente os mesmos confrontos: o esquema de vibração não foi percebido pelos presentes.

Um dos movimentos durante o evento da Uefa que aumentou a suspeita do turco foi feito por Gianni Infantino, secretário-geral da entidade europeia, que moveu uma alavanca que estava ao lado do pote com as bolinhas. A acusação afirma que esta pode ser a maneira de ativar o sistema de vibração.

O sorteio, com manipulação ou não, apontou que as quartas de final da Liga dos campeões terão os seguintes confrontos: PSG x Barcelona, Real Madrid x Galatasaray, Málaga x Borussia Dortmund e Bayern de Munique x Juventus.

A Uefa ainda não se pronunciou sobre as acusações.

UOL Esporte

Comentários