Com atuação abaixo do esperado, Franca vence Mogi e continua mirando G4 do NBB

Para a torcida do Franca Basquete, aparentemente houve diferença em ter um jogo no tradicional Pedrocão ou em ginásio de cidade vizinha. A partida de ontem contra Mogi das Cruzes – que marcou o reencontro de Bábby com a torcida francana – comprovou isto. Por conta de um evento religioso no ginásio local, ficou decidido que o time de Lula Ferreira jogaria na Arena Olímpica de São Sebastião do Paraíso (MG). Mas o que realmente importa nisso tudo é que o time francano conseguiu uma vitória relevante em cima do Mogi por 79-71.

Lula e companhia ocupam a sexta posição da tabela com 21-10 e sua próxima partida será em casa, na próxima quinta-feira, contra o Uberlândia, equipe de Hélio Rubens e Helinho (eles estão na terceira posição com 22-9). Este confronto é fundamental para que o time alcance o G-4 e se descole do Pinheiros (21-10), que faz uma campanha semelhante à do time da capital do basquete.

No começo do duelo, o time da “casa” conseguiu abrir nove pontos de diferença e fechou o primeiro quarto vencendo com 19-11.  O segundo quarto foi marcado pelo tédio, pois, aos poucos, os times diminuíram o ritmo de jogo e o Franca Basquete passou a errar seus ataques, mas não o suficiente para fechar o período perdendo (encerrou 37-29), já que sua defesa permaneceu bem postada e dificultava a chegada do oponente.

O terceiro quarto teve início e nos trouxe a ilusão de que o Vivo/Franca passaria com tranquilidade pelo adversário, já que a vantagem permanecia na casa dos dez pontos e o time continuava atacando (ainda que sem êxito), até que o pivô Bábby resolveu jogar de verdade (terminou com duplo-duplo, marcando 14 pontos e 11 rebotes) e ajudou a reduzir a diferença para nove pontos (60 a 51) no final do período. Já no último quarto o Mogi esboçou uma reação baseada nos erros de Franca, mas não conseguiu diminuir a diferença.  O embate terminou com vitória francana por 79 a 71.

Ficou exposto que, nos dois últimos jogos fora de casa, o Franca Basquete teve um maior controle emocional e técnico e também maior concentração do que teve contra o Mogi das Cruzes. Não por falta de qualidade, mas por dispersão de quase todos os jogadores em quadra. Parece que, quando o adversário é menos perigoso, a equipe relaxa e deixa com que os jogadores ataquem e apareçam mais em cima da defesa francana.

O destaque francano foi o armador Figueroa (foto à direita), com 14 pontos, quatro rebotes e seis assistências. Do lado oposto, o ala Caio Ranches se sobressaiu ao marcar 22 pontos.

UOL Esporte

Comentários