Massa tem melhor início de ano em disputa contra colega de time desde 2008

Felipe Massa: ótimo início de temporada (Foto: Lai Seng Sin/AP Photo)

Felipe Massa: ótimo início de temporada

Mais que o ritmo assombroso da Red Bull, a melhor e mais surpreendente notícia da temporada 2013 nos treinos classificatórios da F1 foi a recuperação de Felipe Massa na Ferrari. Desde 2008, o brasileiro não tinha um início de campeonato tão bom em confrontos contra companheiros de equipe em treinos.

Neste ano, Massa bateu Fernando Alonso na Austrália, por 0s003 e na Malásia, na madrugada deste sábado, por 0s140. A boa sequência iguala o ritmo apresentado cinco temporadas atrás, quando o brasileiro derrotou Kimi Raikkonen por 0s146 em Melbourne e 0s482 em Sepang.

Se o bom ritmo de classificação de Massa vai se transformar em maior pontuação na tabela, é uma incógnita; por comparação, entretanto, o brasileiro encerrou o campeonato de 2008 como vice-campeão, com vantagem de 22 pontos para Raikkonen.

No restante das equipes, as médias ainda estão bastante desequilibradas. A maior vantagem se observa na McLaren, onde Jenson Button bateu duas vezes Sergio Pérez por uma diferença média de 2s109.

Um número peculiar também se encontra na Force India, onde Adrian Sutil possui um benefício de 3s221 contra Paul di Resta – embora o placar esteja empatado em 1 x 1 – em razão das derrapagens do escocês durante a segunda fase do treino classificatório neste sábado.

Os confrontos mais apertados são os de Williams e Toro Rosso. Na primeira, Pastor Maldonado e Valtteri Bottas saíram uma vez cada à frente do outro por uma diferença média de apenas dois milésimos.

Com uma amostragem de dois GPs, contudo, ainda é cedo para verificar qual piloto apresentou um melhor ritmo de classificação ao longo da temporada e, somente a partir do meio do campeonato, após as duplas forem expostas a treinos em diferentes climas, o cenário vai se mostrar mais sólido para observações.

Confira como ficou o placar entre companheiros de equipe após duas corridas:

UOL Esporte

Comentários