Com Brasil na piscina, Pan-2015 começa já nesta terça-feira

(Foto: DIVULGAÇÃO/FINA)
















Apesar da cerimônia de abertura ser somente na sexta-feira, as competições dos Jogos Pan-Americanos começam já nesta terça. O polo aquático, com Brasil na piscina e um dos favoritos à medalhas, se inicia antes da abertura oficial dos Jogos.

O motivo disso é por conta do Mundial de Esportes Aquáticos, que começa no dia 24 de julho, em Kazan, na Rússia. Para não haver conflito de calendário nas competições, a organização do Pan de Toronto optou por começar a competição alguns dias antes.

As finais feminina e masculina do polo aquático estão marcadas para os dias 14 e 15 de julho, respectivamente.

E já no primeiro dia de competições tem Brasil nas piscinas nas duas categorias. E tanto no masculino quanto no feminino o adversário das seleções brasileiras é os mesmo: os anfitriões canadenses.

Em 2011, no Pan de Guadalajara, tanto no masculino quanto no feminino, só três nações ganharam medalhas idênticas em ambas: Estados Unidos com o ouro, Canadá com a prata, e Brasil com o bronze.

A tendência do favoritismo segue a mesma em 2015. No entanto, o terceiro lugar histórico que a seleção masculina obteve recentemente na Liga Mundial, vencendo os EUA na disputa do bronze, coloca os homens em um patamar acima. Na Liga Mundial feminina, o Brasil ficou apenas em quinto.

Modalidade: Polo Aquático no Pan-2015
Data: de 7 a 15 de julho
Como funciona: 8 times divididos em 2 grupos. Dois pontos por vitória. Os dois primeiros de cada grupo avançam às semis, o resto vai para a disputa de quinto a sétimo. O primeiro do grupo A enfrenta o segundo do grupo B e vice-versa. Os perdedores da semifinal lutam pela medalha de bronze.
Os grupos: 
FEMININO
Grupo A: México, EUA, Cuba e Argentina
Grupo B: Canadá, Venezuela, Porto Rico e Brasil
MASCULINO
Grupo A: Equador, EUA, Cuba e Argentina
Grupo B: Brasil, Venezuela, México e Canadá

ESPN

Comentários