GP da Europa termina com polêmicas e lista de punições; veja

Schumacher correu risco de perder pódio em Valência, mas escapou de punição dos comissários. Foto: Getty Images

Schumacher correu risco de perder pódio em Valência, mas escapou de punição dos comissários

Fernando Alonso conquistou neste domingo a vitória no Grande Prêmio da Europa, em Valência, e se tornou o primeiro piloto em 2012 a vencer duas corridas. No entanto, a prova na Espanha também se notabilizou por outra questão: a grande quantidade de polêmicas dentro e fora da pista, transformando a prova em uma das mais agitadas da temporada.

Entre pilotos punidos e ameaçados, pelo menos nove competidores foram investigados pelos comissários de Valência. Ou seja: a prova teve problemas com 36% dos 25 pilotos no grid de largada, uma vez que Timo Glock (Marussia) não largou por conta de problemas digestivos.

A lista conta com Michael Schumacher, Mark Webber, Bruno Senna, Pastor Maldonado, Heikki Kovalainen, Felipe Massa, Lewis Hamilton, Kamui Kobayashi e Jean-Eric Vergne. Detalhe: a etapa registrou incidentes até mesmo fora das pistas, com protestos diante da complicada situação econômica que os espanhóis enfrentam.

Confira a lista de polêmicas do Grande Prêmio da Europa:

Crise espanhola
Antes mesmo de a corrida começar, dois sindicatos espanhóis protestaram contra a realização da corrida em meio à grave sócio-econômica que atinge a Europa - e em especial, a Espanha. A UGT-PV e a Intersindical Valenciana levaram ao circuito o lema "Fórmula 1? As pessoas primeiro" para criticar a delegada do governo da Comunidade Valenciana, Paula Sánchez de León.

Punição de Vergne por batida com Kovalainen
A primeira polêmica da corrida foi causada por Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) e Heikki Kovalainen (Caterham): na volta 12, o francês teria causado um acidente considerado evitável com o finlandês, e foi punido pela organização, perdendo dez posições no grid de largada do GP da Inglaterra. "Meu ritmo era bom, até que Vergne cometeu um erro de principiante", criticou Kovalainen após a corrida.

Punição de Bruno Senna por acidente
A primeira confusão de Kamui Kobayashi com pilotos brasileiros aconteceu na 20ª volta, quando disputava posição com a Williams de Bruno Senna. Resultado: um toque entre os dois, que resultou em um pneu a menos para Bruno e um posterior drive-through para o brasileiro, considerado culpado. "Depois de perder tempo com o pneu e receber uma punição, seria difícil somar pontos, mesmo em uma corrida como a de hoje", disse o piloto da Williams, que cruzou a linha de chegada em 11º e que só somou um ponto ao herdar o 10º lugar diante da punição de seu companheiro, o venezuelano Pastor Maldonado.

Batida de Kobayashi em Massa
Posteriormente, Kamui Kobayashi ainda acertou a Ferrari do brasileiro Felipe Massa na 36ª volta da prova, irritando o segundo: "houve a batida com Kobayashi e pronto, quaisquer esperanças que eu tinha de pontuar evaporaram". Massa foi 16º e Kobayashi não completou, mas o piloto da Sauber foi considerado culpado e punido - na próxima prova, em Silvertone, perderá cinco posições já no grid de largada.

Batida e punição de Maldonado
Pastor Maldonado foi o 10º a cruzar a linha de chegada, mas não somou pontos. Na penúltima volta da corrida, em disputa pela terceira posição, tocou a McLaren de Lewis Hamilton e mandou o britânico para fora da prova - melhor para Michael Schumacher, que herdou a posição. Maldonado se manteve na pista, mas conquistou somente o 10º lugar; mesmo assim, foi punido no fim da prova e teve 20s acrescidos a seu tempo de chegada, caindo para o 12º lugar. "Não sei por que ele (Hamilton) agiu daquela maneira. Ele estava completamente perdido e eu estava em um ritmo muito bom. Daí, ele tentou uma jogada muito agressiva em cima de mim", acusou o venezuelano após a prova.

Pódio de Schumacher e ameaça de punição
O terceiro lugar de Michael Schumacher foi festejado, mas esteve perto de ser punido. Após a prova, a Red Bull acusou o alemão de ter utilizado a asa móvel durante uma bandeira amarela, o que é proibido. "Tenho certeza de que eles (comissários) terão um bom olhar sobre esse caso, pois foi muito claro. Tivemos uma experiência amarga pelo uso do DRS e sabemos que não é permitido", disse Christian Horner, chefe da equipe austríaca - não por acaso, Mark Webber foi o quarto colocado. A organização não acatou o pedido, porém, e o piloto da Mercedes se manteve no pódio.

Terra

Comentários