Senhor dos recordes, Casillas se junta a maiores da história da Euro

O goleiro espanhol Casillas coleciona vários recordes pessoais na sua carreira. Foto: Getty Images

O goleiro espanhol Casillas coleciona vários recordes pessoais na sua carreira

Aos 31 anos, a quarta Eurocopa. Essa é a marca pessoal, uma entre muitas mais, que Iker Casillas irá atingir quando pisar no gramado da Arena Gdansk, neste domingo, diante da Itália. O capitão da seleção espanhola já havia ido a 2000, 2004 e 2008 - na última, se tornou o único goleiro a erguer a taça europeia. Até hoje, só ele e mais seis membros de um seleto clube puderam atuar tantas vezes na maior competição de seleções do Velho Continente.

Em junho desse ano, Casillas completou 12 anos desde sua primeira participação com a Espanha, convocado justamente para a Eurocopa em 2000. Terceiro goleiro naquela ocasião, ele já tinha tantas viagens com as seleções de base e com o time principal do Real Madrid que foi batizado pelos colegas de Marco Polo, famoso embaixador e viajante italiano dos séculos XIII e XIV. Reserva naquela competição, ele já assumiria seu lugar na equipe no Mundial 2002. O time caiu nas quartas, prejudicado por um arbitragem desastrosa a favor da Coreia do Sul. Mas só chegou lá graças às defesas de Iker na disputa por pênaltis contra a Irlanda, nas oitavas.

Titular em três Copas, o homem que levantou duas das três taças mais importantes da seleção espanhola (a outra foi a Euro 64) é o capitão desde que Luis Aragonés excluiu Raúl das convocações. Foi uma simbólica e ao mesmo tempo prática iniciativa para que se começasse um novo ciclo. Entre 2007 e 2009, os espanhóis gerariam uma invencibilidade de 35 partidas. Presença constante, Iker também veio a se tornar, recentemente, o jogador com mais vitórias por uma seleção em todo o mundo. Em toda a história.

Curiosamente, o jogo mais importante de Iker Casillas, é provável, tenha acabado em empate. Eliminar a Itália nas quartas de final da Euro 2008, nos pênaltis após empate sem gols, fez a Espanha deixar para trás todos os seus fantasmas. Foi o dia em que despachou uma gigante em mata-mata e mostrou que estava pronta a subir de patamar. "Aquele jogo influenciou na confiança do time. Uma vez que passamos, a confiança cresceu muito e conseguimos uma estabilidade em todos sentidos", afirmou Andrés Iniesta, sexta-feira, na conferência de imprensa pré-jogo. Casillas, naquele dia, pegou as penalidades batidas por Di Natale e De Rossi.

Sincero, duro por vezes e sensível para pacificar a seleção em momentos extremos, Casillas tem tanta franqueza que pode recusar uma sugerível pressão sobre sua equipe em razão dos difíceis momentos econômicos para a sociedade espanhola. "Ter a sorte de poder vencer dois campeonatos seria um grande êxito. É uma crise brutal, o país custa bastante em levantar a cabeça e o futebol pode ajudar a todos. Mas não temos mais pressão, não podemos carregar isso nos ombros. Vamos fazer o melhor possível", disse também na sexta.

Gigante da história, Casillas tem tudo para chegar até França em 2016 e completar a quinta Eurocopa de sua vida, o que o deixaria isolado na história do futebol europeu em mais uma marca pessoal. Com sete jogos pela Euro entre 2000 e 2008, ele está distante de Edwin Van der Sar, que soma incríveis 16. Quem sabe, ir à final em 2012 e 2016 para fazer 17 e quebrar mais um recorde? Ninguém pode duvidar de Iker.

Recordes e prêmios individuais de Casillas

Melhor goleiro da Copa 2010
Goleiro com mais jogos de Liga dos Campeões
Goleiro mais jovem em final de Liga dos Campeões
Goleiro com mais jogos pelo Real Madrid
Jogador com mais convocações pela seleção espanhola
Jogador com mais atuações pela seleção espanhola
Primeiro goleiro capitão a erguer o título na Eurocopa
710 minutos sem ser vazado, recorde da seleção espanhola
Recorde de partidas sem levar gol na seleção espanhola
Goleiro melhor colocado em uma eleição da Bola de Ouro (quarto em 2008)
Goleiro com mais jogos sem ser vazado na história de todas seleções
Quarto goleiro com mais jogos na história das seleções: 131
Jogador com mais vitórias por uma seleção: 96

Seleto grupo com quatro Eurocopas
Lothar Matthäus (Alemanha 80, 84, 88 e 2000), Peter Schmeichel (Dinamarca 88-00), Aron Winter (Holanda 88-00), Alessandro Del Piero (Itália 96-08), Edwin Van der Sar (Holanda 96-08), Lilian Thuram (96-08), Olof Melberg (Suécia 00-12) e Iker Casillas (00-12)

    Terra

    Comentários