Nadal freia reação de Djokovic e se torna o maior campeão de R. Garros

Com sete títulos, Nadal superou o sueco Bjorn Borg e se tornou o maior campeão de Roland Garros. Foto: AP

Com sete títulos, Nadal superou o sueco Bjorn Borg e se tornou o maior campeão de Roland Garros

Ninguém venceu mais títulos de Roland Garros que Rafael Nadal. Em partida transferida de domingo para esta segunda-feira por causa da chuva, o espanhol freou a reação do sérvio Novak Djokovic e venceu a decisão do torneio francês pela sétima vez, pelo placar de 3 a 1, com parciais de 6/4, 6/3, 2/6 e 7/5. Com a vitória, ele superou o recorde do sueco Bjorn Borg.

Em oito participações, Nadal perdeu apenas uma partida em Roland Garros. Na edição de 2009, foi derrotado pelo sueco Robin Soderling nas quartas de final. O título também evita que o suíço Roger Federer assuma a segunda colocação do ranking da ATP.

Djokovic teve uma sequência de 27 vitórias em Grand Slam encerrada. O número 1 do mundo levantou os troféus de Wimbledon e do Aberto dos Estados Unidos ano passado, e do Aberto da Austrália nesta temporada. Caso triunfasse em Roland Garros, poderia, assim como Nadal e Federer, ganhar todos os títulos do Grand Slam e se tornar o primeiro tenista a conquistá-los em sequência desde o australiano Rod Laver, em 1969.

Nadal superou o sérvio pela terceira vez seguida em decisões, após perder sete finais seguidas entre 2011 e o começo de 2012. Ele já havia conseguido ganhar do rival nos Masters 1000 de Monte Carlo e Roma desta temporada.

O jogo- A partida começou com o espanhol sendo arrasador. Logo no primeiro game, o sérvio salvou três break points, mas não resistiu e sofreu a quebra. No saque, Nadal dominou o game e não teve dificuldades para confirmar seu serviço. Pressionado, o tenista sérvio errou muito e foi quebrado novamente.

A vantagem de 3/0 para o adversário acordou Djokovic, que equilibrou mais a partida com variação de golpes, quebrou o serviço de Nadal duas vezes e confirmou seu serviço para empatar o jogo em 3/3. Mal no saque, o sérvio teve a chance de virar o placar, não aproveitou e ainda viu o rival explorar sua esquerda e abrir 5/3. O primeiro set terminou com os dois tenistas aproveitando o serviço e vantagem para Nadal: 6/4.

O segundo set começou da mesma forma que o primeiro: com o sérvio errando demais e o espanhol se aproveitando para quebrar o serviço no primeiro game. Sacando para ampliar, Nadal ainda salvou um break point, antes de confirmar seu serviço e abrir 2/0. Mesmo errando mais que o adversário, Djokovic confirmou seu saque duas vezes e ainda conseguiu quebrar o do oponente para virar o jogo, 3/2.

Em um momento de instabilidade do sérvio, Nadal aproveitou os erros em bolas fáceis do adversário e com um winner quebrou mais um serviço e, em seguida, confirmou seu saque para fazer 5/3. O duelo foi temporariamente suspenso por causa da chuva e voltou após 34 minutos de paralisação com Nadal vencendo o último game para fechar o segundo set em 6/3.

Melhor no início dos sets, Nadal continuou com a mesma desenvoltura no terceiro, quando logo abriu 2/0. Com o jogo na mão, o canhoto deixou o sérvio renascer. O número 1 do mundo ganhou oito games consecutivos e o terceiro set. Com uma quebra de vantagem a favor de Djokovic no quarto, a partida foi interrompida novamente e adiada para segunda-feira.

O jogo foi retomado no saque de Djokovic. Frio, ele cometeu erros não forçados e foi quebrado por Nadal, que contou um pouco com a sorte. A bola bateu na rede e sobrou muito curta. O sérvio ainda chegou nela e empurrou para o outro lado da quadra Philipp Chatrier, mas tomou a passada.

Os dois tenistas foram confirmando seus serviços até Nadal conseguir um match point, recebendo em 6/5. Na sua primeira tentativa de sacar, Djokovic foi atrapalhado. Claramente desconcentrado, perdeu a partida com uma dupla falta.

Terra

Comentários