Em alta, Pepe dá broncas em C. Ronaldo e chama Portugal de "meu país"

O zagueiro brasileiro naturalizado português tem sido um dos destaques de Portugal na Eurocopa. Foto: Getty Images

O zagueiro brasileiro naturalizado português tem sido um dos destaques de Portugal na Eurocopa

Depois de uma temporada com o Real Madrid em que seus desarmes se sobressaíram à fama de truculento, o luso-brasileiro Pepe consolida sua grande fase com uma Eurocopa de poucos erros. Especialmente na última quinta-feira, contra a República Checa, dia em que Portugal venceu sem sequer permitir uma finalização ao rival, algo inédito em outras 24 partidas desta edição. Na saída do Estádio Nacional de Varsóvia, ele celebrou a forma atual.

"É um momento único para mim e alguns companheiros, todos estamos muito felizes de passar às semifinais", afirmou inicialmente. Ao ser questionado se é o melhor zagueiro da Euro 2012, título que talvez dispute com o alemão Hummels e o espanhol Sergio Ramos, ele sorriu. "Vocês é que falam, mas estou em momento muito bom da minha carreira e fazendo o melhor para ajudar meu país", afirmou o alagoano de Maceió, mas identificado com os portugueses.

A identificação e a confiança de Pepe são tão elevadas e reconhecidas que, na primeira etapa, ele chegou a dar duas broncas de verdade em Cristiano Ronaldo, colega de clube. Depois, explicou: "a gente tenta organizar, encaixar na equipe adversária o mais rápido possível. Foi só um ajuste para encaixar melhor e tomar mais conta do jogo". Em seguida, elogiou: "ele está como sempre. É muito criticado e sabe lidar com isso. Hoje demonstrou suas capacidades".

Pepe, que canta o hino de Portugal com entusiasmo aos 29 anos, chegou ao país em 2004 para defender o Porto. Há cinco anos no Real Madrid e entre os quatro maiores do continente, mostrou felicidade no olhar ao falar sobre a temporada 2011/12. "Me sinto bem, me sinto feliz. A equipe está em um momento espetacular, muito legal. Sempre que vestimos a camisa da seleçção, acreditamos que podemos chegar o mais longe possível".

Ex-jogador do Corinthians de Alagoas nas categorias de base, Pepe estreou com a seleção portuguesa em grandes competições na Euro 2008. Também foi à Copa do Mundo 2010, mas jamais chegou tão longe quanto em 2012. Além de campeão espanhol com o Real Madrid, ele ainda passou toda a temporada até aqui sem levar um cartão vermelho.

Terra

Comentários