Villeneuve vê Raikkonen abaixo de parceiro e diz: pode ser demitido

Raikkonen deixou a Fórmula 1 ao fim da temporada 2009 e passou dois anos no Rali. Foto: AP

Raikkonen deixou a Fórmula 1 ao fim da temporada 2009 e passou dois anos no Rali

Campeão mundial de 1997, o canadense Jacques Villeneuve disse à revista francesa France's Auto Hebdo que o finlandês Kimi Raikkonen pode ser demitido da equipe Lotus por não estar conseguindo desempenhos tão bons quanto os do companheiro Romain Grosjean.

Villeneuve disse que o carro E20 da Lotus é "sensacional" e poderia brigar pelo título se guiado por um piloto de ponta. Ele acha que Raikkonen, de 32 anos, será demitido por "sempre ficar atrás de Grosjean em termos de desempenho puro".

Os números e os resultados contrariam a opinião de Villeneuve. O finlandês, que deixou a Fórmula 1 em 2009 e passou dois anos correndo de Rali, tem o mesmo número de pódios que Grosjean (dois) e dois pontos a mais na tabela de classificação: 55 a 53.

No GP do Canadá do último final de semana, de fato, o franco-suíço foi muito superior. Enquanto brigava pela vitória e terminou em segundo lugar, Raikkonen corria no pelotão intermediário e cruzou a linha de chegada apenas na oitava colocação.

Para o ex-piloto finlandês Mika Salo, comentarista da emissora de televisão local MTV3, este foi "apenas um bom evento" de Grosjean e o seu compatriota ainda vai ganhar uma corrida nesta temporada porque "manteve a habilidade natural para dirigir".

Ele disse que Villeneuve é um completo "forasteiro" na história, pois nunca perguntou a Kimi qual está sendo o problema, e garantiu que o relacionamento do piloto com a equipe é muito bom.

A publicação alemã Speed Week, porém, reporta que os engenheiros já estão perdendo a paciência com o campeão mundial de 2007 por causa do sistema de direção. Eles disponibilizaram seis versões e não vão fazer mais nenhuma. Um membro do time disse que agora o estão tratando "que nem criança" ao colocarem "seis pirulitos na mesa para ele escolher um".

Alheio a tudo isso, Raikkonen aprovou o resultado de Montreal. O piloto teve problemas hidráulicos na classificação e largou apenas em 12º lugar. Com estratégia de apenas uma parada, chegou na oitava colocação e pontuou pela sexta vez em sete etapas na temporada.

"O resultado acabou não sendo ruim. Melhoramos algumas posições, mas poderíamos ter chegado um pouco mais à frente. Fiquei atrás de carros lentos por um bom tempo e quando fizemos o pit stop não conseguimos ultrapassá-los. Uma pena, mas corridas são assim mesmo", disse em entrevista coletiva após a prova.

Terra

Comentários