Indy admite que plano de reposicionamento vazado por agência está em discussão

Etapa de 2012 da Indy em Iowa (IndyCar/LAT USA)

Etapa de 2012 da Indy em Iowa (IndyCar/LAT USA)

O diretor executivo da Hulman & Company, empresa que detém os direitos comerciais da Indy e do autódromo de Indianápolis, Mark Miles, admitiu a veracidade de um documento vazado pela agência “Associated Press”, que trata de um plano de para melhorar e reposicionar a categoria no mercado. O material, preparado pela empresa de consultoria empresarial BGC (Boston Consulting Group), tem 115 páginas e indica diversas diretrizes para que a série possa recuperar público e receitas nos próximos anos.

Entre as recomendações, está o estabelecimento de um calendário mais enxuto, com apenas 15 etapas por ano, distribuídas em 19 semanas (já que só as 500 Milhas de Indianápolis são realizadas em uma liturgia de quatro semanas). A série também passaria a ter um sistema de playoffs  nas três últimas provas e uma competição internacional extra-campeonato, realizada no período pós-temporada.

Além disso, o grupo de consultores recomendou que os subsídios do chamado “Círculo dos Líderes”, um rateio entre os 22 primeiros colocados do ano anterior, passem a ser divididos de acordo com o desempenho das equipes, e que o pacote de elevisão seja unificado para um só canal. Atualmente, a Indy divide suas transmissões entre o canal aberto ABC/ESPN e o fechado NBC.

Segundo o diretor da Hulman & Company, todas as ideias estão sendo discutidas entre o corpo diretivo da categoria, e algumas delas podem realmente ser aplicadas nos próximos anos. “O trabalho feito pelo BCG nos deu pontos de discussão acerca de várias áreas importantes de nossos negócios, já que estamos moldando nossos pensamentos sobre o futuro. Mas a nossa estratégia ainda não foi finalizada”, esclareceu.

“Como parte da concretização de nossa estratégia, vamos compartilhas informações com nossas partes interessates e ouvir suas avaliações, antes de formar qualquer conclusão. Estamos no estágio inicial do processo e vamos comunicar os fãs assim que tivermos nossa estratégia para o futuro”, encerrou.

UOL Esporte

Comentários