Vasco frustra virada relâmpago do Flu, busca vitória e vai à final da Taça Guanabara

O primeiro tempo foi morno e sem muitas emoções. Mas tudo mudou na etapa complementar. O Vasco se classificou à final da Taça Guanabara ao vencer o Fluminense por 3 a 2 neste sábado, no Engenhão. O cruzmaltino abriu o placar com Bernardo, mas levou a virada em 2min, com Thiago Neves e Wellington Nem. Porém, o Gigante da Colina fez valer o nome e conseguiu o triunfo: Romário e Dedé marcaram, de cabeça, aos 39min e aos 41min, para outra reviravolta.

O Vasco aguarda o vencedor do clássico entre Flamengo e Botafogo, neste domingo, para saber qual será seu adversário na final da Taça Guanabara, marcada para o próximo dia 10. Caso o Bota avance, o Vasco terá novamente a vantagem do empate. Com vitória do Flamengo, a vantagem é do rubro-negro.

Precisando da vitória, o Fluminense partiu para cima e quase abriu o placar no primeiro lance de ataque. Fred fez o papel de pivô e ajeitou para Thiago Neves, que acertou a trave após chute de fora da área. Já o Vasco que tinha a vantagem do empate procurava tocar a bola, mas pouco chegava ao ataque e sofria com a pressão imposta pelo adversário, mais próximo de abrir o placar desde o início.

Com Tenório e Leonardo lesionados, o Vasco buscava suprir a falta de atacantes com a velocidade. Porém, Eder Luís fazia partida apagada e não dava  opções para Bernardo e Carlos Alberto, bem marcados por Edinho e Jean. O Fluminense, por sua vez, dependia de lampejos de Thiago Neves e Deco. Desta forma, o camisa 20 encontrou Fred na área, mas  atacante errou o domínio e Alessandro saiu bem do gol. Os tricolores reclamaram de pênalti, mas o árbitro mandou seguir.

A melhor chance do Vasco ocorreu aos 39min, em uma arrancada de Dedé. O zagueiro encontrou Eder Luís pela direita, que colocou velocidade e tocou para Carlos Alberto na entrada da área. O camisa 10 perdeu o tempo e permitiu a chegada da zaga do Fluminense. Apesar da melhora no fim do primeiro tempo, os 45min iniciais foram abaixo do esperado.

Na volta do intervalo, o Fluminense realizou uma substituição. Trocou Bruno, perseguido pela torcida, por Wellington Silva. O Vasco, por sua vez, manteve a mesma equipe. E o jogo permaneceu tão feio quanto no primeiro tempo. O Tricolor tentava mais, porém de forma tímida, enquanto que o Cruzmaltino não conseguia chegar à meta de Diego Cavalieri.

Aos 9min, o Vasco teve a melhor chance do jogo. Em um contra-ataque, o Cruzmaltino tinha quatro atacantes contra dois defensores do Fluminense. Carlos Alberto tocou para Bernardo, que finalizou em cima de Diego Cavalieri. Mas o contra-ataque seguinte foi fulminante. Bernardo recebeu de Eder Luís, que deixou sua marca.

A partir desse momento, o jogo mudou completamente. O Fluminense conseguiu virar em 2min com Thiago Neves e Wellington Nem. E quando tudo parecida definido, Romário, que havia acabado de entrar na vaga de Thiago Feltri, aproveitou cruzamento e falha da defesa do Flu para deixar tudo igual novamente. E teve novo gol relâmpago. Desta vez do Vasco. Dede aproveitou confusão na área  e decretou o triunfo.

Agora, o Vasco espera o vencedor de Flamengo e Botafogo, que duelam neste domingo no Engenhão, para decidir quem será o campeão da Taça Guanabara.

UOL Esporte

Comentários