Federer elimina Murray em 24 minutos e avança como líder

Uma situação curiosa ocorreu nesta quinta-feira na última partida do Grupo B de simples das Finais da ATP: em 24 minutos, o suíço Roger Federer venceu o 1° set contra o escocês Andy Murray, com direito a 'pneu', e eliminou o britânico antes mesmo do fim do jogo, em Londres.

Assim, o resto do duelo se tornou um mero "amistoso". E Federer fez sua parte para ser líder da chave: bateu o rival em 56 minutos por 2 sets a 0, com parciais de 6-0 e 6-1.

Além de Federer, quem comemorou foi Kei Nishikori, que em sua estreia nas Finais já alcança as semifinais do torneio que reúne os oito melhores da temporada: venceu David Ferrer (substituto do lesionado Milos Raonic) nesta manhã e ficou com a segunda posição.

Para avançar, o japonês, que ganhou dois dos três jogos, precisava torcer para que o suíço ganhasse um set pois levaria a melhor no critério de desempate caso Murray vencesse o duelo desta quinta.

A partida foi humilhante para o tenista da casa. Murray, no primeiro set, conseguiu impressionantes - da maneira mais negativa possível - oito pontos, contra 26 de Federer. Desde agosto de 2010 que o escocês não levava um 6-0.

Para alguém que, caso perdesse um set, seria eliminado, isso significou não só um 'pneu', mas a perda da motivação para o resto do jogo. Murray sacou corretamente em apenas 35% dos primeiros serviços, pontuando em 28%. Federer anotou 100% em seus primeiros saques. Em 24 minutos, o set acabou com o triunfo do suíço.

Mourinho é vaiado na O2 Arena

José Mourinho, treinador do Chelsea, foi a O2 Arena para acompanhar o duelo entre Federer e Murray. O que ele não esperava é que a maioria dos torcedores de futebol presentes no local não fossem exatamente fãs do Chelsea. Quando Mourinho apareceu no telão, foi fortemente vaiado pelo público.

Quando Federer abriu 3 a 0 no segundo set, Murray pareceu entrar no jogo. Começou a acertar mais o primeiro serviço (acabou com 54% no set) e teve até chance de manter o serviço, mas não conseguiu.

Quando a vantagem chegou a 5 a 0, Murray escancarou a humilhação ao só conseguir pontuar no próprio saque quando Federer arriscou um voleio na rede, mandando para fora. Um ponto antes, Murray havia cometido dupla-falta em 0-30. A partir desse ponto, porém, o britânico se empolgou para conseguir seu único game na partida e evitar a 'bicicleta'.

Só que o jogo já estava perdido. Federer fechou tranquilamente com um erro de Murray.

Na semifinal, Federer dificilmente encara Novak Djokovic, provável líder da outra chave. Caso isso se confirme, ele deve encarar o suíço Stan Wawrinka, 2° caso vença o croata Marin Cilic, ou o tcheco Tomas Berdych, que enfrenta o sérvio número 1 do ranking.

UOL Esporte

Comentários