Rio-2016 lança mascotes olímpicos e abre escolha do nome para voto popular















Foram divulgados neste domingo os mascotes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio-2016. A expectativa era que os personagens aparecessem pela primeira vez apenas na segunda-feira, durante evento no Rio de Janeiro, mas o lançamento ocorreu com exclusividade no programa Fantástico, da TV Globo, desta noite.

Os personagens são inspirados na fauna (olímpico, predominantemente amarelo) e na flora (paraolímpico, com as cores verde e azul) brasileira e ainda não têm nome. Quem decidirá é o público, por meio do site www.rio2016.com/mascotes e pelas redes sociais da entidade. As opções de nome são: Oba e Eba; Tiba Tuque e Esquindim; e Vinicius e Tom.

Além da natureza, o Comitê diz ter usado como inspiração elementos da cultura pop, como animação e videogame. O Comitê ainda criou uma "historinha" para explicar os personagens. Segundo ela, os mascotes teriam surgido em 2 de outubro de 2009, dia da escolha do Rio como sede olímpica de 2016, e seriam resultado da alegria do povo e da energia da natureza.

"Os mascotes são um dos símbolos mais representativos dos Jogos", afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) e do Comitê Rio-2016. "Eles têm a missão de encantar e envolver o público, principalmente as crianças".

A votação para escolha dos nomes dos mascotes vai até o próximo dia 14 de dezembro, ou seja, daqui a três semanas. Segundo regulamento divulgado pelo Comitê, não há uma data específica para a divulgação dos vitoriosos. "A divulgação do vencedor será feita (...) em até 07 dias úteis após o final da votação, podendo este prazo ser estendido".

UOL Esporte

Comentários