Ninguém quer mais receber as Olimpíadas. E o COI tenta mudar as regras

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou que pretende mudar o processo de escolha das cidades-sede das Olimpíadas. A entidade quer reduzir a lista de pré-requisitos para que os Jogos se tornem mais baratos e fáceis de serem organizados pelos países interessados em receber a competição.

"Temos que olhar para o futuro e tentar resolver os desafios que possam surgir no futuro e os desafios que já temos agora", disse o presidente do COI, Thomas Bach. "Com esse procedimento, queremos mostrar que o COI está se abrindo, estamos abrindo uma janela e queremos ar fresco".

A proposta será colocada em votação no congresso da entidade em Mônaco, em dezembro. Se for aprovada, as candidatas não precisarão cumprir a extensa lista de encargos que existe atualmente ou carregar sozinhas o fardo financeiro da organização dos Jogos. Serão "convidadas ao diálogo" pelo COI para determinar como as Olimpíadas se integram no planejamento das cidades para o futuro.

Cidades-sede das Olimpíadas futuras também terão permissão para realizar eventos em outros municípios ou "em casos excepcionais" até mesmo fora do país por razões de sustentabilidade.

A preocupação do COI se justifica pelo baixo número de interessados em receber a Olimpíada de Inverno de 2022. Até o momento apenas Pequim, na China, e Almaty, no Cazaquistão, se candidataram ao posto - o que ligou o sinal de alerta sobre a necessidade de flexibilizar as regras.

Outra mudança prevista está na entrada de novos esportes nos Jogos. As modalidades não precisarão mais aguardar sete anos para serem aprovados, podendo ser inseridos em apenas uma Olimpíada para maximizar o alcance e a atração dos Jogos. As Olimpíadas de Tóquio-2020 já poderia se beneficiar com a medida com a possível inclusão do softbol e do beisebol.

"Agora a porta está aberta. O COI, por si só, também poderá tomar a decisão de adicionar este ou aquele evento", comentou Bach. "Só precisa acontecer antes que a cidade seja eleita, para que os candidatos saibam com o que terão de lidar. Alterações também poderão ocorrer em comum acordo com as cidades-sede".

Propostas de mudança de regras nas Olimpíadas

Inclusão de modalidades
Dar às sedes mais autonomia para incluir esportes nos Jogos, permitindo que elas escolham uma ou mais modalidades para entrar no programa olímpico.

Menos exigências
Diminuir a extensa lista de exigências às cidades que são candidatas a receber a Olimpíada

Candidaturas mais baratas
Mudança no formato de apresentação das candidaturas para reduzir custos. COI assumirá gastos com inspeções de seus delegados aos países candidatos

Disputas fora da cidade
Permitir que algumas modalidades sejam disputadas em outras cidades (ou até mesmo países) além da sede oficial dos Jogos

Instalações existentes
Privilegiar as candidaturas que utilizem as instalações já existentes nas cidades, diminuindo assim os custos dos Jogos

Jogos sustentáveis
Sustentabilidade passará a fazer parte do dia a dia das operações do COI, com preocupações sociais, ambientais e econômicas

Sem discriminações
Incluir a não discriminação da orientação sexual nos princípios fundamentais do olimpismo

TV do COI
Lançar um canal de televisão do COI para promover esportes e atletas durante todo o ano

UOL Esporte

Comentários