Ponto de Opinião: O que o caso Hérverton resolve e deixa de resolver agora

Héverton foi a polêmica de 2013 (Foto: Fox Sports)

















Mais uma vez, manchetes de jornais, sites e mídias especializadas em esportes (principalmente do futebol brasileiro) estão dando destaque para o “caso Hérveton”, que culminou no rebaixamento da Portuguesa a série B do Brasileiro em 2014. No mesmo caso, o Flamengo acabou perdendo pontos e quase foi rebaixado também. O imbróglio foi tão grande que até hoje não se sabe direito de quem é a culpa.

Entretanto, a volta desse caso pode resolver algumas partes, mas deixar outras sem respostas. A história envolvendo dirigentes, cartolas e jogadores ainda pode ser resolvida, para que situaçõe assim não se repitam (nem mesmo aconteça em outros clubes), pois, como dizia um famoso jogador, “gosto de levar vantagem em tudo”. O que não pode ser reparado é o dano causado ao time paulista pelo rebaixamento. A equipe passou por grande reformulação, mandou todo mundo embora e quase caiu no paulista. Na competição nacional, já é considerada rebaixada a série C com várias rodadas de antecedência.

A bagunça foi tão grande no STJD que foi preferível rebaixar um time "modesto" a manter a tabela como estava, mesmo que a Portuguesa esteja errada. Ninguém jogou 2013 bem para se manter na elite nacional. A tão pedida reformulação no futebol brasileiro ainda não saiu do primeiro passo, pois estamos utilizando outros recursos, que não seja o futebol em si, para decidir quem fica e quem vai.

São preocupantes ainda as consequências deixadas pelo julgamento do ano passado e vamos ter reflexos por muitos anos. Ainda espero que o 7 a 1 faça maior efeito em nosso País. 

Comentários