Quatro candidatos e um destino: entenda eleição do Vasco

Nesta terça-feira, dia 11, mais de 13 mil sócios estão aptos a eleger uma das quatro chapas para comandar o Vasco no triênio 2015/2016/2017. A eleição começa às 9h e termina às 22h (de Brasília). Marcada inicialmente para o dia 6 de agosto, a decisão sobre o novo dono da cadeira presidencial foi parar na Justiça, com ações e liminares que suspenderam o pleito.

A eleição no Vasco é indireta com os sócios votando nas chapas. Após a contagem dos votos dos associados, o novo presidente será aclamado no dia 19, em sessão na sede da Lagoa. A posse acontece no dia 1º de dezembro.

Houve a necessidade de recadastrar os sócios após denúncia de uma enxurrada de novas carteiras. Sócios inscritos até o dia 25 de maio de 2013 teriam direito a voto. No entanto, o recadastramento apresentou falhas e muitos sócios-proprietários não apareceram na lista definitiva

“Estou recadastrado, posso votar, mas meu nome não aparece como elegível. Com isso, não posso ser conselheiro ou candidato. Como proprietário, isso fere o direito estatutário. Isso é um dos problemas das listas do Vasco”, reclamou o sócio Bruno Ribeiro.

Este é mais um dos problemas enfrentados pelas chapas ao longo do processo eleitoral. Mesmo assim, quatro homens buscam um destino: a presidência. Hoje, Roberto Dinamite ocupa o cargo e vai passar o bastão com um cofre vazio, com vários contratos a vencer, dívidas trabalhistas, cotas de televisão e campeonatos antecipadas e um passivo na ordem de R$ 450 milhões.

Mesmo com o recadastramento feito, a Assembleia Geral do Vasco aceitou que todos os sócios inscritos terão o direito ao voto. Com isso, mais de 13 mil estão aptos a comparecer às urnas nesta terça-feira.

Conheça cada candidato:

Eurico Miranda: Foi vice-presidente de futebol nas décadas de 80 e 90, quando o Vasco conquistou os maiores títulos da sua história, assumiu a presidência em 2001 e ficou no cargo até 2008. Neste período, acumulou dívidas e somente uma conquista: o Campeonato Estadual. Conta com apoio do presidente da Unidos da Tijuca, Francisco Horta, e é visto por vascaínos mais tradicionais como a solução para reconduzir o clube ao caminho das vitórias com a chapa “Volta Vasco! Volta Eurico”.

Julio Brant: Conhecido no mercado financeiro, o jovem empresário de 37 anos entrou na corrida presidencial com apoio de gente grande da política interna do clube, como Jorge Salgado, Olavo Monteiro de Carvalho e Pedro Valente, do esporte, como o ex-atacante Edmundo, um dos maiores ídolos do Vasco, Felipe, Pedrinho e artistas renomados como Fabio Porchat e Bruno Mazzeo. Foi um dos maiores lutadores pelo processo limpo no clube e acionou à Justiça em busca da lisura eleitoral. Nas últimas semanas, ganhou apoio de outros candidatos (Eduardo Nery, Tadeu Correia, Nelson Rocha e Léo Gonçalves) que passaram a apoiar a chapa “Sempre Vasco”.

Marcio Santos: Das 17 chapas inscritas no início do período eleitoral, o atual diretor de Divulgação e Relações Públicas do Vasco e membro do conselho deliberativo do clube resistiu às pressões com a chapa “Vanguarda Vascaína”. Apostando na renovação do quadro político, Marcio aparece como alternativa na eleição.

Roberto Monteiro: Político por essência, o atual vice-presidente do Conselho Deliberativo foi vereador da cidade do Rio de Janeiro e presidente da torcida organizada Força Jovem. Durante alguns anos, foi um dos aliados de Roberto Dinamite, mas discordou da forma como o ex-atacante comandou o clube no último mandato e resolveu lançar a chapa “Identidade Vasco”. Conta com apoio de José Hamilton Mandarino, ex-vice de finanças e de futebol, e Fred Lopes, ex-vice de patrimônio, ambos da gestão Roberto Dinamite.

Terra

Comentários