O Santos está 'travado' no meio da tabela. E é fácil explicar por quê














O Santos perdeu para o Corinthians por 1 a 0 no último domingo, em sua primeira partida na história no Itaquerão. O curioso é que antes da partida o time já sabia que perdendo, ganhando ou empatando, não sairia da oitava posição, colocação na qual aparece há diversas rodadas. E é fácil explicar por qual motivo isso ocorre.

Diferentemente do próprio Corinthians, que se notabilizou no Campeonato Brasileiro por ganhar pontos de seus principais concorrentes pelo título e/ou vaga na Libertadores, mas perder muitos outros contra times que estão do lado de baixo da tabela, o Santos deixa bem claro que está abaixo dos sete times que brigam pela competição continental, mas que é melhor do que os que brigam contra o rebaixamento.

Nos dois turnos do torneio nacional, o Santos chegou a 12ª rodada de cada turno com uma grande chance de entrar no G-4. Em ambas as oportunidades, tropeçou contra o Fluminense e viu a chance se esvair (duas derrotas por 1 a 0). Logo após os jogos contra o Flu, uma sequência de duelo com times acima do Santos na tabela foi iniciada. E o clube paulista "travou" na classificação.

Antes de provar a situação com números, é válido mostrar que até o técnico Enderson Moreira assume isso: "Deixamos escapar a briga pela Libertadores em jogos em que fomos merecedores do resultado, diferente de hoje. Acho que merecíamos um resultado melhor, tivemos dificuldades nessa fase tão importante, perdemos dois jogadores que nos dão muitas opções que é Thiago Ribeiro e Geuvânio, que estava vivendo um ótimo momento. E isso faz com que a gente tenha dificuldades", explicou após o jogo de domingo.

Contra o Cruzeiro podíamos ter resultado diferente. Flu, Inter então, injusto diante do que construímos no jogo. Mas é o futebol, não tem muito o que lamentar. Temos elenco qualificado e faltam poucas peças para ter um time ainda mais forte. O Santos deu demonstrações enquanto eu estive à frente de ser time competitivo, que briga bem, e faltam poucas peças para que a gente brigue por títulos", completou.

Pois bem. O Santos, 8° colocado, tem 46 pontos.  Até aqui, foram 12 jogos contra os sete clubes que aparecem acima. Dos 36 pontos possíveis, o time conquistou apenas dois, em dois empates contra o Grêmio por 0 a 0. Contra Inter, Fluminense, Corinthians e Atlético-MG, derrota nos dois turnos. Contra São Paulo e Cruzeiro, uma derrota no 1° turno.

E o curioso é que os jogos contra Flu, Inter, Corinthians São Paulo e Cruzeiro ocorrem entre as rodadas 30 e 36 do returno (12 e 18 do 1° turno): ou seja, muito próximas, e exatamente quando o Santos para na tabela.

Contra os outros times da competição é que o Santos garantiu os pontos com os quais escapou da briga pelo rebaixamento: dos 44 restantes, 40 foram conseguidos antes da sequência contra os melhores do campeonato - 17 no turno inicial, 23 no final.

Resumindo: o Santos tem aproveitamento de 46% no torneio. Contra os sete clubes acima dele na tabela: 5,5%. Fácil entender, então, como o time não briga nem pela Libertadores, nem contra o rebaixamento. É o perfeito time de "meio de tabela", e fará mais cinco jogos no campeonato apenas para tentar "atrapalhar" seus adversários. Cruzeiro e São Paulo, que brigam pelo título, podem "comemorar" que fazem parte dessa sequência. Atlético-PR, Botafogo e Vitória, talvez não.

UOL Esporte

Comentários