Os altos e baixos do Brasileiro 2014

Com praticamente o Campeonato Brasileiro de série A terminando, o ano de 2014 para a competição pode ter sido um caso a parte. De grandes jogos a confusões de arbitragem, chegamos ao final do ano com altos e baixos entre as equipes. Veremos a seguir:



Cruzeiro campeão



É irretocável falar mal da companhia do Cruzeiro em 2014. Foi um dos poucos times quem manteve a base do ano passado, também vitoriosa, e chegar esse ano com o mesmo empenho. Ricardo Goulart, Éverton Ribeiro e Cia fizeram a festa novamente, mesmo por muitos dizerem que em jogos importantes, como entre São Paulo e Flamengo, a equipe tenha perdido. O time soube vencer enquanto seus adversários diretos derrapavam. Mais do que merecido do título. 





Campanha do Internacional


Há quem critique essa posição, no time gaúcho não soube ser competitivo a altura do Cruzeiro. Chegou a liderar o campeonato, e todos imaginavam o “agora vai”, mas morreu na praia. A equipe chegou até ficar fora do G4 por algumas rodadas. Resta sonhar com a Libertadores.




Reação do Atlético Mineiro


O outro mineiro na competição acabou passando por alguns apuros, onde começou mal o brasileiro. Ninguém esperava muito coisa com a contração de Levir Culpi, mas aproveitando o bom elenco, o técnico elevou o time à altura do seu arquirrival e nessa quarta-feira as duas forças lutam pelo título da Copa do Brasil. O time também tem muito que comemorar. 




Arbitragem


O que foi mais criticado nessa temporada foi a arbitragem. Os auxiliares adicionais, que ficaram do lado do gol, não ajudaram em nada. Muitos erros, polêmicas, confusões e muito quebra pau durante e depois do jogo e também pelas redes sociais. Há quem diga que o próprio Cruzeiro foi beneficiado pela arbitragem para chegar ao título e na última rodada, o técnico Felipão disse que o “G4 já está definido”.




Crise financeira


As altas dívidas dos clubes foi um grande imprevisto para o campeonato decorrer com tranquilidade. Palmeiras, Botafogo e até mesmo Flamengo e Corinthians evitaram gastar muito e não darem conta de pagar. O pior resultado disso tudo foi a Estrela Solitária que não manteve um bom elenco, perdeu muitos jogos e está praticamente rebaixado. CBF tentou ajudar, no seu jeito, mas não conseguiu.




Algumas surpresas


Como diz a já clássica frase “A zoeira não tem limites”. Realmente o campeonato foi o da maior “zoeira” das torcidas e páginas do facebook ironizando e tirando sarro a cada derrota do adversário. Destaque para a Chapecoense, que lavou a alma em cima do Internacional (5x0) e Fluminense (4x1) e venceu o São Paulo (1x0) e Botafogo (2x0). Quem também surpreendeu foi o Goiás, que aplicou o maior placar até então no campeonato, sendo os 6 a 0 em cima do Palmeiras. 




Palmeiras


Falando no Verdão paulista, a equipe mostrou mais uma vez que não tem um time forte para a elite nacional. As contratações de argentinos, a pedido do ex-técnico Gareca foram o maior arrependimento. Dorival Junior entrou no meio do furacão para reerguer a equipe, mas parece que o fantasma do rebaixamento volta assombrar. Está a 1 ponto da degola e precisa de pontos para conseguir sair da parte de baixo. 



Superação dos paulistas


Mesmo que a situação do Palmeiras não seja boa, São Paulo e Corinthians mostram força para uma vaga na Libertadores. O tricolor até esboçou ficar com o título brasileiro, mas não conseguiu vencer alguns jogos importantes, como contra o Internacional (1x1), Chapecoense (0x1 e 0x0), Atlético Mineiro (0x1), Fluminense (1x3 e 2x5), Flamengo (2x2), Corinthians (2x3 e 1x1), Cruzeiro (1x1) e Goiás (1x2). No alvinegro, muita oscilação e já fazia algumas rodadas que a equipe só pensava na Libertadores. No entanto, chegou a superar adversários diretos como o próprio São Paulo (3x2), Cruzeiro (dois 1x0) Internacional (dois 2x1), Atlético Mineiro (1x0) e Grêmio (1x0).

Comentários