Rio-2016 prorroga inscrições para voluntários por falta de interessados














A falta de interessados em trabalhar de graça na Olimpíada de 2016 forçou o Comitê Organizador dos Jogos a prorrogar o prazo de inscrições do seu programa de voluntariado. Candidatos a ocupar uma das 70 mil vagas de voluntários disponíveis na organização da Rio-2016 têm, agora, até 15 de dezembro para manifestar seu interesse. Inicialmente, o prazo para inscrições acabaria no sábado.

Acontece que o interesse de pessoas em ajudar na organização dos Jogos Olímpicos de graça ficou muito abaixo do esperado. O Comitê Rio-2016 estimava receber 300 mil candidaturas de voluntários. Recebeu pouco mais da metade disso: foram 162 mil até quinta-feira (13).

O fiasco nas inscrições, entretanto, não abalou os organizadores da Olimpíada. "Estamos muito satisfeitos com a diversidade no programa", disse Flavia Fontes, gerente do programa de voluntários da-Rio 2016. "Percebemos que ainda há muitos interessados que não se inscreveram. Decidimos então estender o prazo para que todos tenham a oportunidade de participar. Essa é a última chance."

Vale ressaltar que na quinta-feira, o Comitê Rio-2016 havia informado que as inscrições não seriam prorrogadas. Na oportunidade, o órgão informou que, apesar da baixo interesse dos voluntários, já havia número suficiente de candidatos a voluntários necessários para os Jogos.

Para a Olimpíada, são necessários 45 mil. Já na Paraolimpíada, mais 25 mil. Eles vão trabalhar no atendimento ao público, transporte de atletas, serviços de saúde, tecnologia da informação, produção de cerimônias e outras áreas da organização dos eventos.

Como se inscrever?

Interessados em trabalhar nos próximos Jogos Olímpicos têm até o dia 15 de dezembro para cadastrem-se no Comitê Organizador da Rio-2016. As inscrições devem ser feitas pelo www.rio2016.com/voluntarios ou pelo (21) 3004-2016.

Qualquer pessoa com Ensino Fundamental completo e que tenha 18 anos de idade completos até fevereiro de 2016 pode candidatar-se a uma vaga. O posto que o voluntário vai ocupar vai depender de suas qualificações.

A seleção de quem está apto para fazer o que na Olimpíada começa já na inscrição. Ao entrar no site do Comitê Rio-2016 ou ligar na central de atendimento telefônica, cada candidato terá de informar sua formação e qualificação. Será preciso informar também em que área da organização ele deseja trabalhar.

Como será feita a seleção?

Ainda neste ano, o comitê fará as primeiras avaliações das inscrições e dará início a seleção dos voluntários. Testes de domínio de idiomas e uma dinâmica de grupo serão feitos via computador ainda em 2014. Depois do Carnaval de 2015, começam as entrevistas presenciais.

Já a partir de 2015, inicia-se a fase de treinamento, que terá uma etapa online e outra presencial. Só participarão do treinamento, candidatos já previamente selecionados para trabalhar durante a Olimpíada.

Pessoas de qualquer lugar do Brasil ou do mundo podem ser voluntários nos Jogos Olímpicos de 2016. Quem mora em São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Brasília, inclusive, tem ainda mais chance de ser selecionado para colaborar com a organização olímpica já que essas cidades também receberão partidas do torneio olímpico de futebol em 2016.

Vale ressaltar que nada impede que um paulistano se candidate para trabalhar no Rio. O voluntário, porém, é responsável pelo pagamento de sua própria viagem até a capital fluminense e por sua hospedagem. O comitê fornece as refeições no local de trabalho, o transporte dentro da região metropolitana do Rio e o uniforme.

UOL Esporte

Comentários