Não virar piada como rival e fugir do Z-4. Desafios do Palmeiras na arena



O Palmeiras estreia nesta quarta-feira (19) o Allianz Parque. Diante do Sport, a equipe precisa ficar atenta para não entrar na lista de times que se deram mal na estreia das novas arenas, que passaram a ser itens cada vez mais comuns com a realização da Copa do Mundo de 2014, em 12 cidades brasileiras.

Mais do que só a festa pela inauguração, também há a pressão por uma vitória. Depois de duas derrotas consecutivas, para Atlético-MG e São Paulo, a equipe de Dorival Júnior tem a missão de conseguir um triunfo para se afastar da zona de rebaixamento. Hoje, são apenas três pontos de diferença para a Chapecoense, primeiro time do Z-4.

Certamente, a estreia mais falada pelos palmeirenses aconteceu no Itaquerão. E em tom de chacota. O Corinthians foi derrotado pelo Figueirense por 1 a 0 com gol de Giovanni Augusto. E o clima era totalmente de festa antes da bola rolar. O time de Florianópolis não tinha conseguido nem fazer um gol no Brasileiro.

Por isso, é recorrente que essa partida venha à tona em rodas de discussões entre amigos fanáticos por futebol. 

Mas não é só a equipe alvinegra que perdeu na estreia. O Náutico, por exemplo, perdeu por 3 a 1 da Ponte Preta na primeira vez em que jogou na Arena Pernambuco. O Bahia foi derrotado por 5 a 1 para o Vitória na Arena Fonte Nova, e o Ceará ficou para trás do Bahia na rodada dupla que inaugurou o Castelão. Na outra partida do estádio no Ceará, o Fortaleza emapatou sem gols com o Sport.

Em contrapartida, o Palmeiras pode ter outras inspirações positivas para a primeira vez que a bola vai rolar de maneira oficial no Allianz Parque. O Grêmio, por exemplo, venceu por 1 a 0 a LDU, em partida da Libertadores, na primeira partida da Arena Grêmio. Na mesma cidade, o Inter bateu o Vitória por 1 a 0 para a festa ficar completa no novo Beira-Rio.

Ainda na região sul do país, o Atlético-PR venceu por 2 a 0 o Criciúma no primeiro jogo da Arena da Baixada. Antes, no entanto, em um amistoso, o resultado foi uma derrota por 2 a 1 para o Corinthians.

Em Belo Horizonte, o Cruzeiro não é o dono do Mineirão, mas mostrou o motivo de considerar o estádio público a sua casa ao vencer o Atlético-MG por 2 a 1 na estreia após a reforma. Talvez, por isso, os atleticanos preferem adotar o Independência, do Atlético-MG, como lar.

O Maracanã, outra arena que não tem um dono, teve na sua inauguração o empate por 2 a 2 entre Brasil e Inglaterra.

A Arena Pantanal, por sua vez, foi inaugurada com um empate "chato" por 0 a 0 entre Santos e Mixto, pela Copa do Brasil. A Arena Amazônia teve outro empate, mas com gols: Nacional 2 x 2 Remo. No Estádio Nacional de Brasília, o Brasiliense venceu o Brasília por 3 a 0. 

Por fim, a Arena das Dunas, em Natal, também teve inauguração com rodada dupla. O América-RN bateu o Confiança por 2 a 0 e o ABC venceu o Alecrim por 2 a 0. 

UOL Esporte

Comentários