Fora da Copa, Del Piero diz que Itália tem boas chances de bi

  Foto: Getty Images

Importante no título do Mundial de 2006, Del Piero não foi convocado por Lippi desta vez

Alessandro Del Piero assistiu pela televisão à comemoração do meio-campista Marco Tardelli depois do gol que marcou contra a Alemanha Ocidental na final da Copa do Mundo de 1982. "Lembro-me de ter assistido àquela imagem, quando era menino", disse Del Piero na semana passada em entrevista por telefone. "É algo com que um jogador de futebol sonha".

Ou, se você tiver a oportunidade de defender a Itália como atacante, coisa que Del Piero já fez, é um gesto que você poderia repetir passados 24 anos. Como Tardelli e Paolo Rossi, que lideraram a Itália na conquista do título da Copa de 1982, na Espanha, Del Piero e seus companheiros de equipe derrotaram a seleção alemã na semifinal da Copa do Mundo de 2006, a caminho de erguer o troféu da Copa pela quarta vez.

"Qualquer jogador que marque um gol realmente decisivo em uma semifinal contra a Alemanha e depois marque um gol de pênalti na final contra a França sabe que essa sensação é algo de especial", disse Del Piero, falando com a ajuda de um intérprete. "É difícil explicar a alegria que você sente quando a bola atravessa a linha do gol e atinge a rede - alegria, delírio, mas também um relaxamento de toda a tensão".

Del Piero marcou o segundo dos dois gols que eliminaram a seleção anfitriã na prorrogação, no lotado Westfalen Stadium, em Dortmund. Os torcedores sentiam o calor e a umidade nas arquibancadas de concreto, e a tensão era palpável. Quando Fabio Grosso marcou, aos 14min do segundo tempo da prorrogação, foi como se todo o ar do estádio escapasse. E quando Del Piero selou a vitória italiana, dois minutos mais tarde, todo o peso que sentia carregar desapareceu. "Você se sente libertado", disse. "Fica fora de si, maluco".

Del Piero acalenta essa lembrança da Copa do Mundo de 2006 e, embora não tenha sido convocado para a seleção italiana que tentará repetir o título na África do Sul, dentro de duas semanas, está otimista quanto às chances italianas.

"A fim de conquistar o sucesso em uma Copa do Mundo, é preciso tratar a competição com a cabeça limpa", disse o capitão da Juventus de Turim. "Em termos físicos, o jogador precisa estar em sua melhor forma, mas também precisa deixar de lado seus pensamentos pessoais e se concentrar naquele evento incrível".

Ele está confiante em que seus compatriotas, sob a liderança do técnico Marcelo Lippi, serão capazes de repetir a façanha. "A Itália sempre tem boas chances na Copa do Mundo", afirmou

Comentários