Bellucci dá sorte em Paris, mas pode pegar Nadal nas oitavas

Kunetzova e Federer participam do sorteio em Paris
Kunetzova e Federer participam do sorteio em Paris

O sorteio de Roland Garros foi bom para Thomaz Bellucci. Se confirmar o favoritismo, o brasileiro passará pelas primeiras rodadas sem grandes dificuldades até as oitavas de final, em que poderia encarar Rafael Nadal. Do outro lado da chave, Roger Federer deve ter vida fácil no começo, mas nas quartas pode medir forças com Robin Soderling ou Ernests Gulbis.

Cabeça de chave número 24 do Aberto da França, Bellucci estreia contra o francês Michael Llodra em confronto inédito. Ex-top 10 de duplas, o veterano, 30 anos, é o número 46 do mundo e costuma obter melhores resultados em quadras duras - em dez participações no saibro de Paris, jamais passou das oitavas.

Caso confirme os prognósticos, o paulista terá pela frente na sequência o vencedor de um encontro entre dois tenistas oriundos dos qualificatórios. O outro pré-classificado de sua chave é o croata Ivan Ljubicic, 16º colocado do ranking, mas que venceu apenas três partidas nos dois torneios que disputou sobre o piso lento nesta temporada.

Bellucci, que tenta chegar à terceira fase de um Grand Slam pela primeira vez na carreira, teria um embate muito difícil nas oitavas de final. Nessa rodada, pegaria Nadal, que deve passear no começo do torneio.

Ele abre sua campanha diante do local Gianni Mina, ex-número um juvenil, e depois encara um qualifier ou o argentino Horacio Zeballos. O cabeça de chave mais próximo ao espanhol é o australiano Lleyton Hewitt, que não tem o saibro como superfície predileta. As quartas de final prometem mais trabalho para Nadal: eos ventuais oponentes são Fernando Verdasco, Fernando González e Nicolás Almagro.

Na mesma chave do segundo colocado do ranking está Novak Djokovic. O sérvio tenta driblar a má fase após se recuperar de problemas respiratórios e não enfrentará grandes adversários até as oitavas de final, em que aí assim teria pela frente Juan Carlos Ferrero. A estreia é contra o cazaque Evgeny Korolev.

Assim como no caso dos demais favoritos, a chave de Federer não reservas grandes problemas no início de Roland Garros: ganhando do australiano Peter Luczak, o primeiro rival, o suíço pegaria Janko Tipsarevic ou Alejandro Falla e então provavelmente Feliciano López.

Nas oitavas, a tarefa do atual campeão do Grand Slam já poderia se complicar, desde que Stanislas Wawrinka ou Gael Monfils cheguem até lá. Nas quartas, o número um do mundo tem tudo para encarar Gulbis ou Soderling.

Outro brasileiro presente na chave principal francesa, Ricardo Mello está exatamente no quadro de Gulbis, seu possível adversário na terceira rodada. Antes, porém, o campineiro precisaria superar uma dura estreia com Marin Cilic, 12º melhor tenista do mundo - o croata, de qualquer forma, é superio no piso rápido e só ganhou dois jogos nos três Masters 1000 do saibro de 2010.

Comentários