Indy 500: americano compara morte de Senna com a do próprio pai

A realização da tradicional 500 Milhas de Indianápolis, reúne naturalmente milhares de pessoas, que já estão na cidade para acompanhar a prova que acontece no domingo. A história centenária da corrida se mistura com a própria história americana, mas entre tantos fãs de automobilismo, que fazem questão de mostrar seu patriotismo, um ídolo brasileiro é lembrado mesmo após 16 anos de sua morte: Ayrton Senna.

"Sou um grande fã de Ayrton Senna. Ele era o meu herói. Sempre acompanhei as corridas dele. Admirava como ele conseguia ser tão rápido e inteligente nas decisões", afirma Kent Lewis, que é vendedor em uma loja de esporte a motor e sempre sonhou ser um piloto.

"Depois da morte do meu pai não houve nada tão trágico na minha vida quanto isso", diz Lewis, sem esconder o "nó" na garganta, pouco antes de descrever com detalhes o GP de Mônaco de Fórmula 1 em 1992, em que Senna barrou a fúria de Nigel Mansell numa verdadeira batalha épica e cruzou a linha de chegada na primeira colocação.

Como parte da tradição da Indy, esta quarta-feira foi reservada pela organização das 500 Milhas para a comunidade poder interagir com a competição. Foram expostos modelos antigos da categoria, os pilotos realizaram sessões de autógrafos e ficaram mais próximos dos fãs. Com disposição, foi possível até mesmo dar uma volta no traçado a bordo do próprio carro, sem pagar nada, após encarar uma longa fila de espera. E os mais descontraídos também marcaram presença.

Vestido com um "macacão" quadriculado, barba tingida de azul e cheio de apetrechos dourados, Michael Robinson se diz o "super fã" das 500 Milhas. Apesar de brincalhão, ele também mostrou admiração ao falar do brasileiro. "Já assisti a muitos vídeos antigos dele. Era uma lenda do esporte", disse.

Até quem não vê problema nenhum em dizer que acompanha as corridas como mera opção de lazer fez questão de comentar sobre o tricampeão de Fórmula 1. "Claro que sei quem é Ayrton Senna, ele é bem famoso aqui", explicou Daniel Donavan, que trabalha no setor de informática.

Comentários