Overdose de Copa toma conta de livrarias em Johannesburgo

Guia oficial da Copa do Mundo é vendido nas livrarias de Johannesburgo, poucos dias antes do torneio Foto: Celso Paiva/Terra

Guia oficial da Copa do Mundo é um dos itens vendidos nas livrarias de Johannesburgo

Única sede que terá dois estádios com partidas na Copa do Mundo de 2010, a cidade de Johannesburgo respira tudo sobre o Mundial na África do Sul. Um exemplo claro disso pode ser visto nas livrarias mais famosas do município, caso da CNA, uma das maiores vendedoras de livro do país.

Logo ao entrar na loja, você se depara com vários guias da atual edição da Copa, próximos a algumas biografias do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela. O que parece ser mais completo custa 94,95 rands (em torno de R$ 25). O livro, não oficial, traz detalhes de outras participações das seleções e as principais estrelas de cada país.

Andando mais um pouco, o que se encontra é o famoso álbum da Copa, febre no Brasil. Com o mesmo modelo encontrado em território brasileiro, até com os pacotinhos de figurinha idênticos, o objeto parece ainda estar um pouco em baixa na África do Sul. Pacotinhos são vendidos nos caixas da loja, avulsos para qualquer um pegar.

Ao chegar na sessão de revistas, mais uma overdose de futebol. Nacionais e importadas, elas trazem novidades sobre vários jogadores que estarão no Mundial como é o caso dos ingleses Rooney e Gerrard, do marfinense Droga e do atacante Fernando Torres. Até revistas em quadrinhos de ídolos sul-africanos como Teko Modise e Steven Pienaar são encontradas.

Mas a capa que mais chama a atenção é de uma revista sul-afericana, que reproduz reportagens da inglesa Four Four Two, perguntando qual o problema da seleção argentina. Com uma foto caricata de Maradona, a Soccer Life tenta entender por que a equipe dos nossos "hermanos" não consegue emplacar mesmo com Messi.

Na parte de eletrônicos, jogos de video game relacionados a futebol são os mais vendidos. DVDs com documentários sobre todas as edições da Copa do Mundo, que no Brasil estão sendo comercializados por uma editora, também são encontrados nas livrarias e até em alguns supermercados de Johannesburgo. Com tantas opções, os torcedores que viajarem à África do Sul só não poderão reclamar sobre falta de informação sobre o Mundial

Comentários