Soccer City é inaugurado; brasileiro marca primeiro gol da história

getCA8N10RW

Mosaico de camisetas de times participantes da Nedbank Cup é carregada para dentro do estádio

Mosaico de camisetas de times participantes da Nedbank Cup é carregada para dentro do estádio

O primeiro jogo oficial do principal estádio feito para a Copa do Mundo, o Soccer City, em Johannesburgo, teve um toque brasileiro. O jogador Fabrício Rodrigues, do Bidvest Wits, marcou o primeiro gol da história do estádio e também o gol do título da Nedbank Cup, espécie de Copa do Brasil sul-africana.

A partida, disputada entre os Wits e o AmaZulu, foi decidida pelo brasileiro, que entrou no segundo tempo no lugar de Marawaam Bantam. Durante o tempo em que esteve em campo, ele mal tocou na bola, apenas cobrou uma falta. No entanto, aos 31min do segundo tempo, após cruzamento da direita, a zaga toda furou e Fabrício tocou para o fundo das redes, no canto esquerdo do goleiro.

Na comemoração, ele fez uma dança que lembrou os Meninos da Vila e depois apontou com os dedões para o número 28 na sua camiseta. Fabrício foi revelado pelo Marília-SP e passou dois anos nas categorias de base do São Paulo. Após despertar o interesse do técnico moçambicano Róger de Sá, transferiu-se para a África do Sul. O jogo terminou 3 a 0, sendo que os dois últimos gols foram feitos pelo sul-africano Sifiso Vilakazi.

O jogo começou com atraso de 30 minutos devido ao trânsito: concomitantemente à partida de futebol, houve a semifinal do Super 14, tradicional torneio de rúgbi, o que deixou as ruas carregadas.

Com capacidade para 94 mil pessoas, o Soccer City é o xodó dos organizadores da Copa. O jogo de estreia contou com 76 mil pagantes e a presença de Jacob Zuma, presidente sul-africano, Danny Jordan, chefe-executivo da organização da Copa, e Jérome Valcke, secretário-geral da Fifa.

Antes da final da Nedbank Cup, já havia acontecido uma partida comemorativa entre os trabalhadores que participaram na construção do Soccer City, estádio que substituiu o antigo First National Bank Stadium, que tinha capacidade para 80.000 pessoas. O estádio abrigará a primeira partida e a final da Copa do Mundo

Comentários