Universo vence Minas e enfrenta o Flamengo na final do NBB

Ala Alex tenta levar o Brasília à frente; Minas venceu e empatou a série Foto: Hugo Resende/Divulgação

Com 23 pontos, o ala Alex foi o cestinha da partida que classificou o Universo para a decisão contra o Flamengo

Neste sábado, o Universo/BRB/Financeira Brasília venceu o Pitágoras/Minas, por 90 a 77, no ginásio da ASCEB, em Brasília, e fechou a série semifinal do Novo Basquete Brasil (NBB) por 3 a 2. Com a vaga garantida, o time do técnico Lula Ferreira enfrenta agora o Flamengo, na decisão do campeonato. Esta será a terceira final consecutiva entre os clubes. Nas temporadas de 2008 e 2009 o clube carioca levou vantagem e ganhou a competição nacional. No ano passado, o time rubro-negro tornou-se o primeiro campeão do NBB, já que nos anos anteriores o torneio era organizado pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

Com igualdade nos playoffs, a quinta e decisiva partida tinha tudo para ser equilibrada. No primeiro quarto, os visitantes saíram em vantagem e fecharam a etapa vencendo por 23 a 22. Com Alex Garcia e Guilheme Giovannoni inspirados, a equipe da casa reagiu e venceu o segundo período por 19 a 13, concluindo o primeiro tempo com um placar favorável de 41 a 36. A equipe de Brasília era superior aos mineiros em dois fundamentos importantes no basquete. Os brasilienses dominavam os rebotes e concediam mais assistências do que os rivais.

No retorno do intervalo, o Minas retomou o equilíbrio e manteve o jogo parelho. Assim como no primeiro quarto, a equipe do técnico Flávio Davis venceu o terceiro período por 24 a 22, diminuindo a desvantagem no marcador. A reação mineira foi controlada no último quarto, quando o Universo aumentou o ritmo e, com o apoio da torcida, venceu o período por 27 a 17. Com a vantagem de dez pontos na parte final do jogo, o time de Brasília fechou o embate com uma vitória por 90 a 77.

Os destaques da equipe do Universo foram o ala Alex, cestinha da partida com 23 pontos, e o ala-pivô Guilherme Giovannoni, que fez um duplo-duplo de 21 pontos e 10 rebotes. O armador Valtinho, com 17 pontos, e o pivô Estevam, com 12, também tiveram boas contribuições para o resultado positivo. "Foi mais um jogo difícil, como foi durante toda essa semifinal. O Minas valorizou muito nossa conquista, pois jogou muito bem", disse Alex. "Ficamos muito felizes que os torcedores estiveram presentes, nos apoiando. Fizeram uma festa bonita e, agora, queremos que isso se repita na final", completou o ala.

No Minas, o ala-armador Luiz Felipe fez 22 pontos e foi o maior pontuador da equipe. Os pivôs Drudi e Leandrão também fizeram boa partida. O primeiro marcou 16 pontos e pegou oito rebotes, já o segundo anotou 11 pontos e pegou nove rebotes. Os fatores determinantes para a vitória e classificação do Universo foram os 41 rebotes contra 25 do adversário e as 14 assistências contra apenas sete

Comentários