Federer luta contra carrasco, vira e vai à semi de Madri

Roger Federer não fez sua melhor exibição nesta sexta-feira, mas mostrou fibra para sair de uma adversidade e alcançar a semifinal do Masters 1000 de Madri. Diante do letão Ernests Gulbis, seu carrasco na segunda rodada de Roma, o suíço precisou virar a partida para seguir adiante na competição espanhola e defender o título conquistado no ano passado.

Federer, que não havia perdido sets em sua campanha em Madri, começou mal diante do letão 34º do ranking da ATP. Errando muito na parte inicial de partida, o número 1 do mundo precisou reagur para aplicar 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/1 e 6/4 em uma hora e 53 minutos no saibro madrileno.

O suíço, que busca bater o recorde de permanência no topo do ranking (ele está há 282 semanas, quatro a menos do que ficou o americano Pete Sampras), foi quebrado pela primeira vez logo no segundo game de jogo. Gulbis, apesar dos 21 anos, não se intimidou: manteve o ritmo forte, não ofereceu break points ao rival e alcançou o triplo set point no nono game. Federer salvou as três, mas não resistiu à quarta oportunidade e viu o jovem fechar a etapa.

A parcial seguinte começou com Gulbis derrubando o serviço de Federer, beneficiado por muitos erros do suíço. Mais ligado, porém, o número 1 do mundo reagiu e devolveu a quebra em seguida, virou para 4/1 (após, inclusive, salvar dois pontos de quebra do letão no quinto game) e fechou sem sustos em 6/1 em 35 minutos.

Federer voltou a passar por apuros no início da terceira etapa ao quase perder o saque no segundo game. O suíço, entretanto, conseguiu defender o serviço, quebrar Gulbos no seguinte e abrir 3/1 logo depois.

A partida ameaçou ser paralisada no intervalo do nono para o décimo game, quando começou a chover em Madri e o saibro se tornou escorregadio. Os dois tenistas, contudo, aceitaram finalizar o jogo sob chuva com o teto retrátil aberto: o suíço confirmou seu saque e encerrou a disputa com 6/4.

Agora, Federer espera a definição de seu próximo rival na chave de Madri. Em busca do bicampeonato na capital da Espanha, o suíço pegará o vencedor do confronto entre o escocês Andy Murray, cabeça de chave número 3, com o espanhol David Ferrer, nono pré-classificado.

Comentários