Nadal brilha e fica a uma vitória de superar Djokovic

Rafael Nadal está a uma vitória de ser novamente o número dois do mundo. Nesta sexta-feira, ele não encontrou muitos problemas para vencer o ex-top 10 francês Gael Monfis por 6/1 e 6/3, chegando à semifinal do Masters 1000 de Madri. Neste sábado, o espanhol enfrentará o compatriota Nicolás Almagro.

Atual vice-campeão na capital da Espanha, Nadal só precisa repetir o resultado para ultrapassar Novak Djokovic, que, com problemas gástricos, nem participou da competição. Nesse caso, o espanhol voltaria ao segundo lugar do ranking pela primeira vez desde janeiro e só poderia enfrentar o suíço Roger Federer na final de Roland Garros, que começa em 23 de maio.

Para superar o sérvio, o ídolo da torcida em Madri tem de ganhar de Nicolás Almagro, 35º melhor tenista do planeta, que nesta sexta se classificou de forma inédita à semi de um Masters 1000 ao arrasar o austríaco Jurgen Melzer: 6/3 e 6/1.

Contra Monfils, Nadal só encarou dificuldades no segundo set. Após salvar dois break points no início da parcial, o francês chegou a criar um 15-40 no saque do rival no terceiro game, porém perdeu ambas as chances. Quando o placar estava empatado por 3 a 3, Monfils não resistiu a uma nova quebra de serviço, a terceira em todo o confronto - a quarta ainda viria na sequência.

Geralmente um bom sacador, o francês de 1,93 m claramente sentiu a falta de ritmo na Espanha, cometendo sete duplas-faltas, inclusive uma no match point. Lesionado, ele não entrava em quadra desde o início de março, sendo que essa ausência o fez cair da 13ª para a 18ª posição do ranking, do qual ele já foi o nono em abril de 2009.

Descalibrado, Monfils também não esteve regular como de costume, somando 30 erros não forçados nos apenas 77 minutos do encontro, 14 a mais que Nadal. Ofensivo, o espanhol ainda obteve 16 bolas vencedoras, contra 12 do adversário.

Comentários