Confira quem seu time pode pegar nas oitavas da Libertadores

Precisando de uma vitória para marter as chances de avançar em primeiro do grupo, o Grêmio perdeu por 3 a 0 nesta quinta-feira para o já eliminado .... Foto: AFP

Derrotado pelo Oriente Petrolero, Grêmio terá caminho mais difícil no mata-mata

Com quatro dos oito grupos da primeira fase concluídos nesta semana, os times brasileiros já começam a projetar as oitavas de final da Copa Libertadores da América. O cenário ainda é de indefinição, principalmente por conta do equilíbrio dos grupos e do fato de três equipes ainda terem que primeiro carimbar a vaga - Internacional, Santos e Fluminense -, mas o caminho dos representantes do País no torneio já podem ser traçados. A última rodada da primeira fase será realizada no meio da próxima semana. Os melhores desta etapa terão a vantagem de decidir os confrontos mata-mata em casa.

Veja o que seu time precisa fazer para se classificar e os possíveis rivais nas oitavas:

Cruzeiro

Dono da melhor campanha da primeira fase após somar 16 pontos no Grupo 7, o Cruzeiro terá pela frente nas oitavas de final o time que avançar como pior segundo colocado. E ele deve sair do Grupo 1. O San Luis, do México, soma seis pontos, mas terá pela frente o Libertad, líder com 11, fora de casa. No outro jogo da última rodada da chave, o San Martin, do Peru, com cinco pontos, recebe o Once Caldas (quatro), ambos com chances de serem segundos com pontuações baixas.

O tradicional Peñarol, que somou nove pontos e um saldo negativo de cinco gols no Grupo 8, e Fluminense e Nacional, que podem avançar com apenas oito pontos na segunda colocação no Grupo 3, também aparecem como possíveis rivais da equipe do técnico Cuca na próxima fase.

Internacional

Caso supere o Emelec em casa na última rodada do Grupo 6, o Internacional vai a 13 pontos e fecha a primeira fase como segundo ou terceiro melhor primeiro colocado - a última é a condição mais provável, já que o Libertad recebe o San Luis na última rodada do Grupo 1 e vai a 14 pontos se triunfar.

O Estudiantes, que fechou a primeira fase com dez pontos e um saldo negativo de dois gols no Grupo 7, surge como grande candidato à condição de terceiro pior segundo colocado da primeira fase e, consequentemente, rival do Inter. Combinações de resultados nos indefinidos Grupo 5 e 3, aliadas à improvável derrota do Jaguares diante do lanterna Jorge Wilstermann na Bolívia na chave colorada, podem colocar Colo Colo, do Chile, e o próprio Emelec no caminho dos gaúchos nas oitavas de final.

Se o Libertad tropeçar e o Inter avançar como segundo melhor primeiro colocado, San Luis, Peñarol e Fluminense aparecem como rivais mais cotados. Uma improvável combinação colocaria o Cerro Porteño no caminho do Inter.

Já em caso de empate com os equatorianos no Beira-Rio e vitória do Jaguares, a equipe do técnico Falcão fecharia a primeira fase com 11 pontos e um dos melhores segundos colocados. Nacional, América do México e Argentinos Juniors, que podem ser líderes do Grupo 3 com dez pontos, e a LDU, campeã do Grupo 8 também com dez, seriam possíveis rivais. Se perder do Emelec no Beira-Rio e o Jaguares vencer na Bolívia, o Inter se despede na primeira fase.

Vale ressaltar que a possibilidade de um Gre-Nal nas oitavas é bem remota, mas existe. Para enfrentar o arquirrival, o Inter precisaria empatar com o Emelec e contar com a vitória do Jorge Wilstermann sobre o Jaguares para ainda assim avançar em primeiro, com 11 pontos. América-MEX e Colo Colo podem chegar a 12 em seus grupos, cenário que deixaria o time colorado como o quinto melhor da primeira fase e no caminho do Grêmio, que pode ser o 12º. Neste cenário, o Santos também poderia ser o rival nas oitavas caso o time paulista não vença o Deportivo Táchira.

Grêmio

Surpreendentemente derrotado pelo Oriente Petrolero na noite da última quinta-feira (3 a 0), o Grêmio fechou a primeira fase como segundo colocado do Grupo 2, com dez pontos e saldo positivo de três gols. Apesar da decepção, o time tricolor será, na pior das hipóteses, o 12º melhor da primeira fase - nesta improvável situação, América do México, Jaguares, Inter e Cerro Porteño poderiam enfrentar os tricolores. Com as indefinições das chaves 3 e 5, o Grêmio deve ficar em 11ª ou na décima posição geral e ter pelo caminho LDU, Universidad Católica e até o Santos, desde que, logicamente, o time alvinegro consiga terminar como primeiro de sua chave.

Fluminense

Em situação dramática, o Fluminense precisa vencer o Argentinos Juniors fora de casa na última rodada e torcer para o América do México ganhar do Nacional no Uruguai para avançar - um empate neste jogo, desde que o time carioca vença por dois gols de diferença, também serve.

Mesmo assim, o atual campeão brasileiro alcançará, no máximo, oito pontos, classificando-se como pior ou segundo pior segundo colocado. Cruzeiro, Libertad, Internacional, e, mais dificilmente, Junior de Barranquilla, são os times que podem entrar no caminho tricolor nas oitavas de final.

Em uma improvável combinação de resultados no Grupo 5, com o Santos perdendo em casa do Deportivo Táchira e o Colo Colo goleando o Cerro Porteño, o Fluminense seria o terceiro pior e enfrentaria o time chileno.

Santos

Mais vivo do que nunca na Libertadores depois de vencer o Cerro Porteño no Paraguai nesta quinta-feira, o Santos pode ser até o primeiro colocado do Grupo 5 desde que vença o frágil Deportivo Táchira na Vila Belmiro e Colo Colo e Cerro empatem na última rodada. Com 11 pontos, a equipe de Muricy Ramalho poderia terminar entre a quinta e a sétima posição geral, enfrentando Grêmio, Estudiantes, Colo Colo, América-MEX ou Nacional nas oitavas.

Caso avance com os mesmos 11 pontos, mas em segundo - os chilenos podem chegar a 12 - o Santos seria o melhor ou o segundo melhor vice-líder de chave da primeira fase, podendo pegar LDU, Universidad Católica, do Chile, Nacional ou Argentinos Juniors na sequência da competição.

Em um cenário mais pessimista, a equipe paulista pode se classificar com apenas nove pontos, em segundo, se empatar com os venezuelanos. Com isso, poderia ficar até com a 14ª colocação geral e encarar um dos melhores da primeira fase - Inter, Libertad, Junior de Barranquilla ou Colo Colo. Se perder do Táchira, o Santos dá adeus à Libertadores.

Comentários