Atletismo do Brasil garante 10 vagas na Paraolimpíada de Londres

A atleta possui quatro medalhas paraolímpicas e tem como meta conquistar três ouros nas quatro provas que participa em Christchurch. Foto: Anderson Giorge Regio/Terra

Terezinha Guilhermina deve pintar na Paraolimpíada de Londres

O Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) publicou os critérios de classificação para as competições de atletismo dos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012. No total, serão 170 provas: 103 masculinas e 67 femininas. Com isso, o Brasil, que conquistou 30 medalhas e ficou em 3º no Mundial da modalidade, em janeiro deste ano, em Christchurch, na Nova Zelândia, já garantiu dez vagas antecipadas.

"Estamos satisfeitos com essa conquista. Não sabíamos ainda quais seriam os critérios de classificação, mas era mais ou menos esse o número que esperávamos. É um bom primeiro passo. A expectativa é que até os Jogos consigamos pelo menos mais 30 vagas", declarou o diretor técnico do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Edílson Rocha Tubiba.

As outras vagas dependem do desempenho dos atletas nas competições do IPC que acontecerem até o dia 5 de agosto de 2012, data final para a classificação para os Jogos. No atletismo, as vagas não são nominais e, portanto, quem define os atletas que representarão o país nos Jogos é o CPB.

Um dos destaques dos critérios divulgados pelo IPC é o índice A estabelecido para os 100 m T44 masculino: 12s20. A prova é uma das mais esperadas dos Jogos por causa do forte duelo entre o sul-africano Oscar Pistorius, o americano Jerome Singleton e o jovem brasileiro Alan Fonteles. Atletas que quiserem competir nos 100m T13 devem alcançar a marca de 11s50. O atual recorde mundial é do corredor irlandês Jason Smyth, com um tempo de 10s62.

Para as mulheres, os 100 m T11, para deficientes visuais, o índice A foi estabelecido em 13s60. A brasileira Terezinha Guilhermina é a atual recordista mundial, com os 12s13 alcançados no Mundial de Atletismo de Christchurch, em janeiro.

Os maratonistas da classe T54 devem conseguir um tempo de 1h40, no caso dos homens, e 2h, para as mulheres. A maratona masculina, inclusive, promete ser uma das provas mais disputadas da Paraolimpíada, com participações dos campeões David Weir, Kurt Fearnley, Masazumi Soejima, Josh Cassidy e Marcel Hug.

No campo, os lançadores de disco F44 devem jogar 40 m para se classificar. O britânico Dan Greaves é o atual recordista mundial, com a marca de 58m98 conquistada na Nova Zelândia, em janeiro.

Para o salto em distância feminino F42, o índice é 3m40. O recorde mundial é da australiana Kelly Cartwright, que saltou 4m19.

O período qualificatório para Londres 2012 começou oficialmente no dia 1º de dezembro de 2010 e vai até cinco de agosto de 2012.

Os Comitês Paraolímpicos Nacionais (NPCs) podem entrar com no máximo três atletas por prova. Para eventos com classes combinadas, o limite é cinco atletas por país. Na maratona, cada país pode levar até seis atletas.

Os Jogos Paraolímpicos de Londres acontecerão entre os dias 29 de agosto de nove de setembro de 2012.

Comentários