Bellucci perde pontos, mas sobe no ranking; Nadal e Wozniacki lideram

Em 2009, Bellucci também perdeu na primeira rodada, para o alemão Philipp Kohlschreiber. Foto: AFP

Bellucci acabou beneficiado por rivais que também fracassaram

A atualização dos rankings do tênis desta semana não trouxe muitas mudanças na ATP e na WTA. Os líderes permanecem os mesmos, Rafael Nadal (vencedor em Barcelona) e Caroline Wozniacki (derrotada na final em Stuttgart). O Top 20 também não trouxe importantes alterações, enquanto que o brasileiro Thomaz Bellucci teve um péssimo desempenho na Catalunha, mas contou com a "ajuda" dos rivais e acabou ganhando uma posição.

O tenista brasileiro caiu logo na estreia do torneio ATP 500 de Barcelona, a exemplo da semana anterior, em Monte Carlo, mas desta vez não caiu na tabela. Ele contou com a queda do letão Ernests Gulbis, que perdeu duas posições, e voltou a ser o número 31 do mundo, com 1.160 pontos.

A pontuação é, ainda, menos de 10% do total obtido por Nadal. O tenista espanhol obteve sucesso mais uma vez na defesa dos pontos conquistados em 2010, ao garantir a vitória na Espanha - depois de fazer o mesmo em Mônaco. Ele manteve os 12.970 pontos, contra 9.640 do sérvio Novak Djokovic (SER) e 8.550 de Roger Fererer (SUI).

A primeira mudança do Top 20 é a subida de Nicolás Almagro (ESP), que avançou uma posição ao chegar até as semifinais em Barcelona, onde perdeu apenas para o compatriota David Ferrer, sexto. Almagro foi da 11ª para a 10ª colocação, ultrapassando o norte-americano Mardy Fish. Fernando Verdasco, outro espanhol, caiu três posições e está no 15º lugar.

Dentre as mulheres, Wozniacki segue soberana na liderança, com boa vantagem sobre a lesionada tenista belga Kim Clijsters (9.970 contra 8.115). A russa Vera Zvonareva continha na terceira posição, com 7.615 pontos. Samantha Stosur (AUS) recuperou a sexta posição passando a chinesa Na Li (4.336 pontos, contra 4.300).

A alemã Andrea Petkovic manteve a boa fase ao ir bem em casa, no torneio de Stuttgart. Ela subiu quatro degraus e foi da 19ª para a 15ª colocação. Sua compatriota, Julia Goerges, foi ainda melhor: campeã, ela ganhou cinco posições, e passou da 32ª para a 27ª posição. Simona Halep (ROM), vice-campeã em Fés, avançou 13 posições e é a nova número 52 do mundo. Alberta Brianti, campeã, do 94º para o 67º lugar.

Dentre as brasileiras, Ana Clara Duarte segue sendo a melhor colocada, com a 232ª posição (241 pontos). Roxane Vaisemberg subiu 35 degraus e avançou à segunda posição do Brasil, no 282º lugar.

Comentários