Líder da 1ª fase, Cruzeiro encara "maldição" da melhor campanha

Atacante abriu caminho para a vitória do Cruzeiro com o gol no primeiro tempo. Foto: Reuters

Thiago Ribeiro abriu caminho para a vitória do Cruzeiro sobre o Estudiantes na Argentina

O Cruzeiro venceu o Estudiantes por 3 a 0 na Argentina e selou a excelente campanha como líder da primeira fase da Copa Libertadores. Entretanto, no que depender da história do torneio continental, a equipe celeste tem com o que se preocupar. Desde 2005, quando a regra que dá o mando de campo na partida de volta para o primeiro colocado foi implementada, nenhuma equipe conseguiu tirar proveito da vantagem.

Nos últimos seis anos, o melhor colocado da primeira fase não conseguiu levantar o título mais almejado do futebol sul-americano. Em 2005, o líder na fase grupos foi o River Plate, no entanto, a equipe argentina caiu diante do campeão São Paulo, na semifinal que marcou a estreia de Amoroso com a camisa do time tricolor.

Em 2006, ano da primeira conquista do Internacional na competição, o Vélez Sarsfield deu adeus ao torneio após perder para o Chivas nas quartas. No ano seguinte, o melhor da primeira fase foi o Santos, mas a equipe alvinegra perdeu para o Grêmio na semi. O time gaúcho foi vice daquela edição, em uma trágica final onde Riquelme comandou o Boca Juniors rumo ao título.

Em 2008, o vice-campeão Fluminense foi a melhor equipe antes das oitavas de final, mas, na decisão, o time de Renato Gaúcho perdeu nos pênaltis para a equatoriana LDU. Em 2009, o Grêmio liderou a primeira fase, mas foi eliminado pelo Cruzeiro na semi após empatar por 2 a 2 em pleno Olímpico. Na ocasião, o agora palmeirense Wellington Paulista marcou os dois gols da equipe mineira, vice-campeã após perder para o Estudiantes de Verón na final.

A "maldição" do time com a vantagem do primeiro lugar se repetiu em 2010. O Corinthians, líder do torneio com 16 pontos, mesmo número do Cruzeiro nesta edição, perdeu para o Flamengo nas oitavas e deu adeus a competição de forma prematura. O Internacional conquistou o título batendo o Chivas na final com o placar agregado de 5 a 3.

Mesmo antes de 2005, quando a regra da vantagem do mando de campo ainda não valia, os times sul-americanos sofriam com a sina do primeiro lugar. Desde 1996, ano em que o River Plate liderou a primeira fase com 14 pontos e conquistou o título batendo o América de Cali, nenhum clube com a melhor campanha sagrou-se campeão da Libertadores.

Comentários