Cade estende prazo para Globo enviar dados de contratos

O Clube dos 13 anunciou nesta quarta-feira a assinatura do contrato de concessão dos direitos do Campeonato Brasileiro, período de 2012 a 2014, à  .... Foto: Fernando Borges/Terra

Prazo original se encerrava nesta terça-feira, mas foi prorrogado em dez dias

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) concedeu nesta quarta-feira um novo prazo para que a TV Globo apresente os dados sobre os acordos firmados separadamente com os clubes para a transmissão das edições de 2012 a 2014 do Campeonato Brasileiro.

A emissora carioca deveria ter enviado ao órgão as informações referentes aos contratos na terça-feira. Com o vencimento do prazo e o pedido de adiamento por mais 20 dias, o Conselho do Cade se reuniu novamente e aprovou o adiamento por 10 dias, a contar desta quarta.

Até o momento, 14 dissidentes do Clube dos 13 já se acertaram com a rede do Rio de Janeiro: Bahia, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Fluminense, Goiás, Grêmio, Vitória, Santos, Sport e Palmeiras. O Atlético-GO, que não faz parte da entidade, mas está na primeira divisão nacional, também assinou.

No final do mês passado, o procurador-geral do Cade, Gilvandro Araújo, havia solicitado ainda que o Clube dos 13, que anunciou, sem concordância dos 20 clubes, acordo com a Rede TV! para os direitos de tranmissão, esclarecesse "em que estágio encontram-se as negociações para cessão dos direitos de transmissão do CBFA para as temporadas 2012, 2013 e 2014".

Entenda o caso

Em 2010, o Cade entrou em acordo com o Clube dos 13 e proibiu que a Rede Globo, atual detentora, tivesse privilégio de cobrir a maior oferta pelos direitos do Brasileiro. Para cumprir o pedido, a entidade dos clubes criou uma série de regras para a licitação dos Brasileiros do triênio 2012-14, mas alguns times ficaram temerosos em perder a parceria com a emissora de maior audiência do Brasil.

O Corinthians, de Andrés Sanchez, foi o primeiro a reclamar do processo e anunciou que iria negociar de forma separada, além de requisitar a saída do Clube dos 13. Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, Grêmio, Coritiba, Santos e Cruzeiro deixaram a concorrência em seguida.

Insatisfeita também com o processo, a Rede Globo optou por deixar a licitação e negociar com os times de forma separada. A Record, principal concorrente da emissora carioca na disputa, também deixou a concorrência no dia da licitação.

A desistência da TV paulista foi anunciada em nota oficial emitida momentos antes do anúncio do vencedor da licitação. No documento, a emissora alegou que a concorrência dividiu a entidade e que alguns clubes "indicam que têm acordos pré-acertados com outra emissora".

Assim, avisou que "não aceita participar de um jogo com cartas marcadas". Com isso, a RedeTV! tornou-se a única emissora que restou no processo, realizado em 11 de março, e foi a vencedora com uma oferta de R$ 516 milhões por ano, totalizando R$ 1,548 bi por três anos.

O triunfo da RedeTV! não significou a derrota da Rede Globo, que passou a negociar diretamente com os clubes. Desde então, 15 agremiações acertaram com a emissora do Rio: Atlético-PR, Bahia, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Goiás, Grêmio, Vasco, Vitória, Santos, Sport, Palmeiras, Flamengo, Botafogo e Fluminense.

Os seguidos acertos com a Rede Globo motivaram o adiamento por parte do Clubes dos 13 da abertura dos envelopes com os vencedores das licitações de direitos de transmissão de TV a cabo e pay-per-view, marcados para 23 de março, e internet e celular, que seria realizada no dia seguinte.

No dia 23 de março, a entidade anunciou que assinou oficialmente o contrato com a RedeTV! para o triênio, como tentativa de manter clubes dissidentes no acerto, e acionou o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para que acompanhe o imbróglio.

Comentários