Conheça o QG olímpico do Brasil para Jogos de Londres 2012

QG do Brasil para Olimpíada de Londres 2012 será montado no Crystal Palace National Sports Centre; conheça detalhes das instalações. Foto: Ulisses Neto/Especial para Terra

Crystal Palace conta com campos, quadras, piscinas e academia para atletas brasileiros

O quartel-general do Brasil durante a Olimpíada de Londres será montado em um complexo esportivo de alto padrão que recebe competições internacionais anualmente. O Crystal Palace National Sports Centre, localizado na região sul da capital britânica, vai ser a casa de grande parte da delegação brasileira durante 35 dias, entre julho e agosto de 2012. No local, serão feitas a aclimatação e o treinamento dos atletas classificados para participar dos Jogos.

Localizado a cerca de 20 quilômetros de distância do Parque Olímpico, o Crystal Palace tem mais de 800 mil metros quadrados e dispõe de amplas instalações para atender praticamente todas as modalidades. Os principais pontos do complexo são o centro de natação e a pista de atletismo, justamente as maiores necessidades do Time Brasil, que terá o seu maior número de competidores nas duas categorias.

A piscina olímpica é aprovada pela Federação Internacional de Natação (Fina) e conta com oito raias, cada uma com dois metros e meio de largura. Os sistemas de cronometragem são suíços. Além disso, há uma piscina de mergulho com plataformas de 5, 7 e 10 metros de altura. O nadador César Cielo, medalhista de ouro nos 50 m livre em Pequim, deve visitar o local no próximo mês de junho.

Já a pista de atletismo, também aprovada pela federação internacional da modalidade (Iaaf), abriga o famoso Grande Prêmio de Atletismo de Londres. Em agosto de 2011, vão competir no Crystal Palace nomes como o jamaicano Asafa Powell e o americano Tyson Gay. O estádio tem capacidade para 16,5 mil pessoas e conta com uma pista coberta de 60 metros.

Também estarão a disposição das delegações três ginásios multiuso, dois campos de futebol, quatro quadras de tênis com piso rápido e um centro de fitness com 150 aparelhos. O diretor da empresa sem fins lucrativos que gerencia o complexo esportivo afirma que o local será totalmente dedicado para a preparação dos atletas brasileiros.

"Vamos fornecer uma acomodação de primeira linha, com instalações de alta qualidade. Estamos comprometidos em garantir a tranquilidade dos atletas e gostariamos de ser parte do Brasil durante o período da Olimpíada", disse Peter Bundey.

O diretor da Greenwich Leisure Limited ainda garantiu muita privacidade para o Time Brasil. "Aprendemos muito quando hospedamos equipes da NBA recentemente. Eles trouxeram mais seguranças do que jogadores", brincou o executivo. Bundey também confirmou a instalação de duas quadras de vôlei de praia no centro, que serão as primeiras de uso profissional em Londres.

Para o COB, a distância entre o seu futuro quartel-general e o Parque Olímpico de Londres não será um problema, uma vez que nem todos os atletas do País ficarão hospedados no local. O prédio de alojamentos do complexo possui 87 quartos, incluindo acomodações para até quatro pessoas.

As 144 camas no total serão utilizadas em grande parte por profissionais que não têm acesso à Vila Olímpica como técnicos, fisioterapeutas e massagistas. Ainda assim, as modestas acomodações devem passar por um processo de adaptação para atender aos competidores do Brasil.

Outra facilidade será a alimentação da equipe. Os serviços de catering foram contratados localmente, mas o chefe de cozinha e o nutricionista serão brasileiros. Dessa forma, o cardápio servido durante a estadia no Reino Unido será adaptado aos hábitos alimentares dos atletas.

O Crystal Palace também é utilizado como um centro de lazer comunitário e recebe cerca de 750 mil pessoas por ano. Durante o contrato com o COB, o local permanecerá aberto para os usuários, mas com restrições de acordo com a utilização do Time Brasil.

A decisão de montar um complexo exclusivo de treinamento segue o padrão já adotado por outros países como Estados Unidos, Austrália, Inglaterra e Alemanha. A expectativa é que os competidores consigam ter concentração total em suas provas e possam ter acompanhamento técnico 24 horas durante os Jogos de Londres.

Comentários