Japão transfere jogos da Liga Mundial por causa de crise nuclear

Seis jogos da Liga Mundial de vôlei masculino que estavam programados para acontecer no Japão foram transferidos para outros países por conta dos temores sobre a crise nuclear no país, consequência dos terremotos e da tsunami que atingiram o país em março. Nesta terça-feira, o governo japonês elevou a crise nuclear na usina danificada de Fukushima ao mesmo nível da ocorrida com o acidente na usina de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986.

Por isso, a Associação de Vôlei do Japão (JVA, na sigla em inglês) declarou que os jogos que a seleção nacional vai fazer contra Alemanha, Rússia e Bulgária, em junho, teriam de ser transferidos depois que eles recusaram-se a viajar ao país e o Japão terá que disputar os confrontos, válidos pelo Grupo B da Liga, na casa de seus adversários.

O Japão iria enfrentar a Alemanha em 11 e 12 de junho, em Saitama, a Rússia nos dias 18 e 19, em Nagasaki, e a Bulgária nos dias 25 e 26 de junho, em Wakayama. Contudo, apenas Saitama, ao norte de Tóquio, deve estar em risco pelo vazamento de radiação da usina de Fukushima.

Mesmo com as outras cidades fora da área de alcance de ameaça de exposição à radiação, osdirigentes dos três países europeus estavam relutantes em assumir o risco e informaram a JVA e Federação Internacional de Voleibol (FIVB) sobre a negativa de viajar para as cidades nipônicas.

Comentários