Neymar "desconhece regra" e arrisca projeto Muricy e Libertadores

A irreverência de Neymar na comemoração de seu gol durante a vitória por 3 a 2 contra o Colo Colo-CHI, pela Copa Libertadores da América, pode custar caro ao Santos. O episódio rendeu não apenas o cartão vermelho ao jogador, mas também gerou nervosismo no restante do time, que ainda viu Zé Eduardo e Elano serem expulsos. Com os desfalques, o "projeto Muricy" começa com risco de eliminação precoce na competição continental.

"O Zé Eduardo perdeu a cabeça e mereceu ser expulso e o Neymar demonstrou o desconhecimento da regra", afirmou o técnico interino Marcelo Martelotte, que dirigiu o time pela última vez. Agora, Muricy Ramalho assume a partir desta quinta, e também não escondeu a irritação pelo ocorrido na Vila.

"Temos que passar pouco a pouco o aprendizado ao Neymar, mas com certeza temos que cuidar da parte emocional do garoto, porque às vezes faz diferença. Um jogo já resolvido se complicou. Mas fora isso, o time foi muito bem", disse o comandante, que assume a equipe com risco iminente de eliminação. Isso porque o Santos encara o Cerro Porteño-PAR, no próximo dia 14, com o desfalque dos três expulsos e precisando da vitória.

No lance polêmico, Neymar fez um golaço, o terceiro santista no duelo, e colocou no rosto uma máscara com uma foto dele, que fora distribuída na Vila entre os torcedores pela diretoria, em ação de marketing realizada em parceria com uma operadora telefônica.

Contudo, a utilização do objeto na comemoração de gols prevê, de acordo com o regulamento da Libertadores, punição com cartão amarelo, e o camisa 11 já havia sido advertido aos 8min do primeiro tempo.

Após o incidente, o que se viu na Vila foi um festival de nervosismo pelo lado santista. Elano recebeu o vermelho depois de atirar uma toalha no campo, enquanto Zé Eduardo foi mandado embora após envolver-se em conflito com o rival Scotti, também expulso.

O detalhe é que, no momento do gol de Neymar, o Santos abria 3 a 0 e dominava as ações do confronto, diante de um Colo Colo totalmente dominado e apático.

"É um time muito bom esse do Santos, mas não pode perder o controle dessa maneira, tem que ter calma. Temos que conversar sobre a carga emocional, não pode perder assim, ser expulso desse jeito. Não pode transformar todo jogo em uma guerra. Vou falar para eles que temos que melhorar na parte emocional um pouco", definiu Muricy.

Em Assunção, no dia 14, o Santos encara o Cerro, líder do Grupo 5 com oito pontos. O time brasileiro, por sua vez, segue na terceira colocação, com cinco (o Colo Colo ocupa o segundo posto, com seis) e precisa vencer as duas partidas que restam - o outro jogo é contra o Deportivo Táchira-VEN, lanterna do grupo com dois pontos, na Vila Belmiro, no próximo dia 20.

Portanto, qualquer tropeço no Paraguai praticamente elimina o clube alvinegro da Libertadores e frustra o início do "projeto Muricy" no clube.

A gracinha de Neymar na comemoração do gol pode custar caro, mas o presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro confia na capacidade de seu mais novo xodó: Muricy Ramalho.

"Temos três desfalques importantes contra o Cerro, mas não tem problema, pois agora temos um treinador campeão e vamos buscar o título", declarou.

Comentários