Federer perde para Melzer e mantém jejum em Monte Carlo

 . Foto: Getty Images

Federer perdeu para Melzer pela primeira vez

O principado de Mônaco deu adeus a Roger Federer. Nesta sexta-feira, o tenista, maior campeão de torneios do Grand Slam em todos os tempos, foi eliminado em sets diretos, por duplo 6/4, pelo austríaco Jurgen Melzer.

O torneio sediado ao sul da França segue dessa forma uma pedra no sapato da carreira do suíço, que nunca conquistou o Masters 1000 de Monte Carlo. Melzer (atual número 9 do mundo), por outro lado, confirma boa fase na carreira e enfrenta na semifinal o espanhol David Ferrer.

A partida
A quadra do Country Club de Monte Carlo, a mais lenta entre os principais torneios do circuito da ATP, configurou o mais incômodo dos cenários para Federer. Depois de assistir a Melzer ser atendido após o primeiro game de partida, vencido por Federer, o ex-número 1 do mundo viu seu adversário ressurgir revigorado.

Melzer, apesar do atendimento, exibia-se impecavelmente tanto física quanto tecnicamente, sem entregar nada a Federer, que em uma quadra lenta não conseguia tirar Melzer de sua zona de conforto. Assim Melzer conseguiu uma quebra logo no início do set.

Incomodado, Federer, enquanto isso seguia errando mais que o habitual, mesmo tomando como base os últimos tempos, em que deixou de ser o tenista mais temido do mundo.

Controlando os pontos com o backhand, o canhoto Melzer explorava a esquerda de Federer e tinha sucesso na maioria das vezes. Um dos poucos games em que teve maior dificuldade no primeiro set foi o décimo, em que sacava para fechar.

Conservador, Melzer perdeu o ímpeto e permitiu chances a Federer. Melzer, porém, salvou o break point com uma bola paralela na direita de Federer. O ponto garantiu a retomada da confiança de Melzer que venceu os dois pontos seguintes para fechar o set.

Mais agressivo e preciso, o coadjuvante austríaco ofuscou o astro Federer, o superando tanto em bolas vencedoras, dez a sete, quanto no quesito erros não forçados, oito a 10. Não bastasse o maior volume de jogo, Melzer foi superior também no aproveitamento de pontos importantes.

Melzer conseguiu uma quebra na única oportunidade que teve, enquanto o suíço teve quatro chances de quebra e não obteve sucesso em nenhuma. O primeiro set foi o primeiro vencido por Melzer contra Federer na carreira. Os dois já haviam se enfrentado três vezes.

Segundo set: Melzer mantém domínio

A alta agilidade e velocidade de Melzer, somada à lentidão da quadra, tornava Melzer muito consistente do fundo da quadra, aniquilando o jogo agressivo de Federer. Desta forma, o suíço, embora não tenha alterado sua estratégia de mandar os pontos do fundo da quadra, passou a jogar arriscando mais, com deixadas e bolas mais próximas às linhas.

A mudança no jogo de Federer, porém, não foi eficiente e Federer voltou a ter seu serviço quebrado, no terceiro game do segundo set. Desta forma, com Federer buscando alternativas em seu arsenal para incomodar Melzer e o austríaco administrando a partida como um lutador no último round com a vitória garantida por pontos, a partida seguiu.

Federer ainda teve suas chances, em especial no sétimo game, mas o austríaco, quando confrontado sempre se saiu bem, vencendo todos seus games de saque e fechando com relativa tranquilidade a partida, sua primeira vitória Federer.

Comentários