Derly respira aliviado: "pensei que sonho olímpico tivesse acabado"

Derly já está treinando para uma seletiva olímpica, marcada para o dia 25 de março na Bahia. Foto: Tárlis Schneider/Agência Freelancer/Especial para Terra

João Derly já poderá fazer treinos leves

O judoca bicampeão mundial João Derly afirmou, nesta quarta-feira, que pensou que não poderia mais buscar uma vaga para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, ao comentar sobre a lesão sofrida durante a seletiva para a Seleção Brasileira, no Espírito Santo. No entanto, o problema não deve atrapalhar os planos do judoca, que manterá a agenda de competições em busca da pontuação necessária para uma vaga na competição do ano que vem.

"Pensei que tivesse acabado tudo, que tivesse perdido o sonho olímpico", disse, ao falar sobre o medo de ficar parado, já que esta foi sua primeira competição após 15 meses de recuperação por causa de duas cirurgias no joelho esquerdo no ano passado.

De acordo com o médico Luis Alberto Marczyk, o atleta sofreu um estiramento no ligamento cruzado do joelho direito, que poderá ser compensado com reforço da musculatura. "Eu falei para ele que já pode voltar a treinar de forma mais leve, com bastante musculação", disse o Marczyk, que garante que o atleta estará preparado para as próximas competições consideradas importantes na pontuação para uma vaga nas olimpíadas.

Segundo Derly, foi afastada a possibilidade de cirurgia, que o deixaria pelo menos seis meses sem treinar. "No máximo uma artroscopia". De acordo com o médico, nas primeiras avalições pensava-se em uma lesão mais grave. "Pensamos que poderia ter sido mais grave, pode ser que ele precise de algum procedimento, mas de recuperação rápida".

Apesar da lesão, Derly conseguiu uma vaga na Seleção Brasileira, e agora começa a preparação para o Grand Slam, em São Paulo, e para a Copa do Mundo, no Rio de Janeiro. O atleta diz que apesar do problema no joelho, está bem motivado para voltar aos tatames. "Minha vida sempre foi de superação, minha carreira inteira foi assim", disse.

O judoca disse que pode sentir que estava bem preparado fisicamente, após o longo período de recuperação pelo qual havia passado. "A única coisa que eu senti falta foi aquele ritmo de competição, aquela malandragem, de saber lidar com aquela adversidade durante a luta".

Comentários