Nuzman aprova QG inédito do Brasil e chance de "concentração total"

Carlos Arthur Nuzman fez visita às instalações daquele que será o Quartel General do COB em Londres. Foto: Ulisses Neto/Especial para Terra

Nuzman visita Londres: boas condições aos atletas brasileiros

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, realizou neste domingo visita técnica ao Centro Esportivo Crystal Palace, na região sul de Londres. O complexo será utilizado como quartel-general da delegação do Brasil durante os Jogos Olímpicos de 2012. Pela primeira vez, o país terá um local de treinamento e hospedagem exclusivo para seus atletas e técnicos dentro da cidade-sede das competições.

O Centro Esportivo, que já está todo decorado com a marca do Time Brasil, foi escolhido após um processo de dois anos de análises e visitas a diversas áreas na Grã-Bretanha e em outros países europeus. O Crystal Palace National Sports Centre estará disponível para a aclimatação e treinamentos da delegação brasileira entre 13 de julho e 10 de agosto de 2012.

Os integrantes do COB visitaram as principais instalações do complexo, que conta com pista de atletismo e piscina olímpica aprovadas pelas federações internacionais das categorias. Nuzman se disse satisfeito com o local e comemorou o acordo com as autoridades britânicas, que será assinado na próxima terça-feira. O valor final do contrato ainda não foi estabelecido e depende do número de atletas brasileiros classificados para os Jogos de Londres.

Para o superintendente executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire, o "quartel-general" representa um grande avanço na preparação do Time Brasil para os Jogos de 2012. Com a sede em Londres, será possível manter o contato permanente entre atletas e técnicos que não recebem credenciais para acessar a Vila Olímpica. Além disso, os competidores também terão melhores condições para realizar suas preparações.

"Às vezes você tem o centro de treinamento, mas não tem local para descanso. Então o atleta vem, treina de manhã, depois tem que fazer uma viagem para descansar em outro lugar e depois volta para treinar de novo. Aqui nós não temos esse problema. Os atletas podem treinar de manhã, descansar, fazer outra sessão à tarde e, se preferirem, podem dormir aqui mesmo ou na Vila Olímpica. Então o Crystal Palace, nesse ponto, agregou tudo que a gente precisava".

O complexo no sul de Londres tem 144 leitos que poderão ser utilizados por atletas e técnicos. Além disso, estarão à disposição uma quadra poliesportiva, dois campos de futebol, quatro quadras de tênis e um moderno centro de fitness.

Ainda não estão definidas todas as delegações brasileiras que vão utilizar o local para preparação e treinamento. A equipe de futebol masculino, por exemplo, não deve ficar instalada nos campos do Crystal Palace.

O COB também quer aproveitar o QG em Londres para "quebrar o gelo" dos futuros competidores do país. Alguns atletas que não fazem parte da equipe olímpica vão viajar para Londres e ficarão hospedados no Crystal Palace para se ambientar com o clima da competição, já visando a Olimpíada do Rio 2016.

Nuzman descarta pressão na organização brasileira

O presidente do COB não se disse pressionado diante dos avanços de Londres na preparação para os Jogos de 2012. A cidade já entregou grandes obras como o estádio olímpico e o velódromo. A expectativa é de que as principais instalações estejam prontas até o próximo mês de julho, um ano antes do início das competições. No entanto, Carlos Arthur Nuzman afirmou que cada cidade tem uma realidade diferente.

"Pequim foi considerada a melhor Olimpíada da história. Mas, os chineses atrasaram (a entrega) do estádio olímpico e tiveram que cancelar o mundial de atletismo. Então, não é porque Londres entregou antes que vai ser diferente para quem entregar depois. Você trabalha para entregar na melhor maneira possível. O que a gente tem que ter em mente é que tudo tem que estar pronto nas melhores condições para os eventos-teste", ressaltou.

O presidente do COB ainda assegurou que "o Rio de Janeiro vai ser o exemplo de transformação de uma cidade antes e depois dos Jogos Olímpicos. Vai substituir Barcelona. O Rio vai ser o exemplo do legado urbano onde no menor espaço de tempo uma cidade se transformou e vai mostrar que é possível para qualquer região do mundo receber os Jogos Olímpicos".

Comentários