Gasquet passa mal, vomita, mas vence "novo Federer" em Paris

Gasquet vomita no meio da partida com o russo Grigor Dimitrov. Foto: AFP

Gasquet vomita no meio da partida com o russo Grigor Dimitrov

O francês Richard Gasquet passou mal durante a segunda rodada de Roland Garros e vomitou, mas, mesmo assim, conseguiu vencer o búlgaro Grigor Dimitrov, uma das grandes promessas do tênis, por 3 a 1, com parciais de 5/7, 7/5, 6/2 e 6/3.

Dimitrov venceu o primeiro set por 7/5. O equilíbrio foi mantido na segunda parcial, mas após uma longa troca de bolas o búlgaro sentiu câimbras e o francês vomitou em quadra.

A partir deste rali, Gasquet dominou a partida, apesar de ter passado mal. Quebrou Dimitrov para fechar o segundo set em 6/5, e ganhou os próximos dois com tranquilidade.

Richard Gasquet, 17º cabeça de chave, ganhou vaga para enfrentar o vencedor do jogo entre o ucraniano Sergiy Stakhovsky e o alemão Tommy Haas. Dimitrov é conhecido como "Baby Federer" pelo estilo de jogo parecido ao do suíço, com backhand de uma mão, por também ter tido uma carreira vitoriosa quando jovem e por ser patrocinado pelas mesmas fornecedoras de raquete e material esportivo. Em 2008, ele foi campeão de Wimbledon juvenil, assim como o recordista de Grand Slams.

O técnico sueco Peter Lundgren trabalhou com Federer no começo da carreira e com Dimitrov até 2010. Ele chegou a dizer que, aos 21 anos, o búlgaro é melhor que o suíço nesta mesma idade.

Profissional desde 2008, o jovem ainda não se firmou. Atualmente na 87ª posição, seu maior ranking foi em agosto de 2011, quando alcançou o 52º posto após chegar às oitavas de final do ATP 250 de Winston-Salem.

O primeiro grande momento dele no circuito profissional foi no ATP 500 de Roterdã, quando vendeu caro a derrota para o espanhol Rafael Nadal, na segunda rodada, e conseguiu até vencer o segundo set por 6/3. No jogo anterior, havia vencido Tomas Berdych, então na 23ª colocação.

Na terceira rodada da edição de 2012 do Masters 1000 de Miami, ele ganhou novamente do checo, que agora está em sétimo lugar no ranking, e chegou às oitavas de final.

Dimitrov perdeu a chance de fazer sua melhor campanha em Grand Slams, já que nunca chegou à terceira rodada nas seis vezes em que participou da chave principal dos quatro maiores torneios do circuito.

Terra

Comentários