Pedrosa erra, Lorenzo vence na Catalunha e se isola em 1º

Com terceira vitória em cinco provas, Lorenzo se garante no topo da classificação. Foto: Reuters

Com terceira vitória em cinco provas, Lorenzo se garante no topo da classificação

Jorge Lorenzo conquistou neste domingo a vitória na etapa da Catalunha da temporada 2012 da MotoGP. Em duelo particular com os pilotos da equipe Repsol Honda, Lorenzo levou a melhor, venceu em casa e subiu ao topo do pódio pela terceira vez na temporada, isolando-se na liderança da classificação.

Com o resultado, Lorenzo passa a somar 115 pontos e se mantém no primeiro lugar da temporada. O também espanhol Dani Pedrosa, da Repsol Honda, foi segundo colocado no Circuito de Montmeló e subiu a 85 pontos. Casey Stoner, seu companheiro de time, tinha 82 pontos, somou mais 13 com o quarto lugar do dia e foi a 95, mantendo-se como vice-líder.

Em uma largada surpreendente, Pedrosa e americano Ben Spies pularam da segunda fila para as duas primeiras colocações. Stoner, por sua vez, teve um começo sofrível e, depois de começar na pole position, caiu para a quinta posição na primeira volta, já que também foi superado por Dovizioso e Lorenzo.

Logo no terceiro giro, Spies forçou uma ultrapassagem sobre Pedrosa, mas perdeu o traçado na curva e caiu. O americano da Yamaha ainda conseguiu retornar à prova na última posição e alcançou ao 10º após protagonizar uma corrida de recuperação na Catalunha.

Na briga pelo primeiro posto, Lorenzo partiu para cima de Pedrosa e chegou a tomar a liderança no sétimo giro. Cinco voltas depois, no entanto, o piloto da Honda recuperou a posição. Após cometer um pequeno erro, o competidor da Yamaha perdeu contato com o compatriota.

Equipado com pneus macios, Lorenzo conseguiu se reaproximar do adversário da Honda e fez a ultrapassagem decisiva na 19ª volta. Desta forma, o piloto da Yamaha venceu pela terceira vez na temporada de 2012. Pedrosa, por sua vez, repetiu sua melhor performance no ano.

O multicampeão italiano Valentino Rossi largou apenas na nona colocação do grid e conseguiu algumas ultrapassagens durante a prova, mas terminou em um inexpressivo sétimo lugar, duas posições à frente do americano Nicky Hayden, seu companheiro na Ducati

Os pilotos da MotoGP voltam agora a se encontrar no dia 17 de junho, na Inglaterra. A sexta etapa da temporada será disputada no Circuito de Silverstone.

Gazeta Esportiva

Comentários