Reforma do Maracanã não deixará estádio pronto para Olimpíada de 2016

Maracanã está 95% pronto para a Copa do Mundo, mas deve entrar em obras para a Rio-2016

Maracanã está 95% pronto para a Copa do Mundo, mas deve entrar em obras para a Rio-2016

A reforma do Maracanã para a Copa do Mundo de 2014 não deixará o estádio pronto para receber as cerimônias de abertura e encerramento da Olimpíada de 2016. De acordo com ofícios enviados pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016 ao governo do Rio, a obra que já comprometeu R$ 932 milhões não contempla exigências do COI (Comitê Olímpico Internacional).

Os ofícios foram publicados nesta sexta-feira no site da ESPN.Também foram tema de reportagem da ESPN Brasil.

Os documentos são assinados por Leonardo Gryner, diretor de operações do Comitê Rio-2016. Segundo eles, a nova cobertura do Maracanã, por exemplo, não segue recomendações do COI. O órgão pede que a estrutura tenha capacidade de sustentar cerca de 120 toneladas de equipamentos de som, luz e fogos de artifício. A cobertura que está sendo instalada no estádio aguenta até 81 toneladas.

Outro problema da reforma está ligado aos túneis de acesso ao estádio. As passagens precisam ter 6 m de altura por 6 m de largura, com 3% de inclinação. O Comitê Rio-2016 informou nos ofícios que o túnel do novo Maracanã terá 5 m de altura e 3,47 m de largura, com inclinação de 10%.

Ainda segundo os documentos, algumas obras previstas no projeto de privatização do Maracanã poderiam causar problemas à Olimpíada. A construção dos dois edifícios garagem planejados na concessão do estádio não tiveram seu projeto avaliado pelo COI. Além disso, segundo o Rio-2016, a construção dos prédios é inviável até 2016.

Procurado pelo UOL Esporte, o Rio-2016 não comentou os ofícios enviados ao governo do Rio de Janeiro. Declarou em nota que "todos os requisitos esportivos para os Jogos foram contemplados pelo governo do estado". O estádio deve receber jogos de futebol na Olimpíada de 2016.

Já para receber a cerimônia de abertura e encerramento da Rio-2016, o comitê declarou que está discutindo com o governo a melhor maneira de atender as exigências do COI. Ambos incluirão o concessionário do estádio nesse debate assim que o resultado da licitação for conhecido.

O governo do Rio confirmou que obras serão feitas no Maracanã, mas não disse quando elas começarão ou serão concluídas. Informou também que o estádio estará pronto para receber a Olimpíada de 2016. "As exigências do Comitê Rio-2016 para adequar o Complexo do Maracanã estão previstas/contempladas no edital de licitação", declarou em nota.

Confira a íntegra do comunicado do governo:

"Todas as exigências do Rio 2016 para adequar o Complexo do Maracanã estão previstas/contempladas no edital de licitação de modo que o estádio estará pronto para receber os Jogos Olímpicos Rio 2016. Há este entendimento claro já tratado entre a Rio 2016 e o Estado (pós-ofício mencionado). Os prazos para início das obras serão definidos tão logo se tenha o vencedor do processo licitatório."

*Atualizada às 14h45

UOL Esporte

Comentários