Goleiro brasileiro brilha nos pênaltis e dá título ao Napoli



O Napoli conquistou  na tarde desta segunda-feira o título da Supercopa da Itália pela segunda vez. Nos pênaltis, a equipe napolitana superou a Juventus por 6 a 5 em partida disputada no Estádio Jassim Bin Hamad Stadium, em Doha (QAT). No tempo normal e na prorrogação, as equipes ficaram no empate em 2 a 2. Tévez fez os dois da Juventus e Higuaín anotou os dois dos napolitanos, o segundo deles a apenas dois minutos do fim do tempo extra.

Nas penalidades, o goleiro brasileiro Rafael (ex-Santos) teve atuação decisiva. Ele defendeu as cobranças de Chiellini e Padoin. A primeira defesa impediu que o zagueiro da Juventus definisse o título.  Ele acabou também ofuscando Buffon, que havia pego três cobranças do Napoli.

Destaque do time alvinegro no tempo normal, Tévez também perdeu sua cobrança. Na abertura da série, ele acertou a trave direita.

Com o vice, a Juventus perdeu a chance de se tornar de forma isolada a maior vencedora do torneio que reúne o campeão italiano e o vencedor da Copa Itália e é disputado desde 1988.  O clube alvinegro segue empatado com o Milan, com seis taças.

O início do jogo foi muito bom para a Juventus. A equipe abriu o placar logo aos cinco minutos, após uma trabalhada incrível da defesa napolitana. Albiol e Koulibaly trombaram no ar ao tentarem cabecear a bola, e ela sobrou livre para Tevez apenas tocar na saída do goleiro brasileiro Rafael.

No primeiro tempo, o Napoli teve uma grande chance de empatar a partida após um chute de Hamsik. A bola desviou no zagueiro Chiellini e acertou a trave de Buffon. Mas os lances de emoção pararam por aí.

No início da segunda etapa, os atuais campeões da Copa da Itália tiveram uma oportunidade ainda mais clara. Aos nove minutos, Callejón recebeu passe de Hamsik, mas cara a cara com Buffon finalizou rente à trave. Cinco minutos mais tarde, Hamsik deixou Higuaín na cara do gol. O atacante argentino deu um toque de cobertura e a bola pegou na trave direita do goleiro da Juve.

A pressão do Napoli acabou surtindo efeito. Aos 23 minutos,De Guzman fez bela jogada pela esquerda e cruzou na medida para Higuaín, que cabeceou sem chances para Buffon.

Depois disso, a partida ficou equilibrada e outra grande chance de gol só apareceu aos 45 minutos do segundo tempo, mas Tevez caiu na hora de finalizar e a bola passou longe do gol.

Na prorrogação, a oportunidade mais clara na primeira metade foi da Juventus. Aos 10 minutos do primeiro tempo, Vidal aproveitou um cruzamento chutou para o gol vazio, mas Koulibaly apareceu em cima da linha para salvar.

No segundo tempo da prorrogação, a estrela de Tévez brilhou novamente. Logo a um minuto, ele recebeu na entrada da área, deu um corte em Koulibaly e chutou rasteiro, no canto direito de Rafael, que nem pulou na bola.

A noite era mesmo dos argentinos. A dois minutos do fim do tempo extra, Higuaín se aproveitou de uma bola que sobrou dentro da área e chutou sem dar chances a Buffon.

UOL Esporte

Comentários