O poder financeiro nos times brasileiros

Os times do futebol brasileiro chegaram em 2014 com a difícil tarefa de contratar jogadores sem deixar que as dívidas existentes aumentassem ainda mais. Como o mercado e, principalmente, jogadores que hoje atuam no Brasil (exemplos de Fred, Alexandre Pato e Luís Fabiano) estão valorizados por suas passagens na Europa, às contas dos clubes acabaram aumentando. 

Dentre as equipes, Palmeiras, Internacional, São Paulo e Botafogo não conseguiram gastar menos e entrarão em 2015 devendo ainda mais. Entretanto, o Flamengo conseguiu reduzir o seu débito e o Fluminense diminuiu a dívida bruta, mas aumentou a liquida. Para acompanhar mais detalhes das quantias de cada clube, o blog do Rodrigo Mattos, do UOL Esporte, fez um balancete sobre isso. 

Esse cenário demonstra que a diretoria atual dos clubes citados não consegue administrar o caixa que tem. Como os jogadores considerados “baratos” não fazem bem o seu papel (pelo menos é o que vemos), os times vão atrás de jogadores “padrão Europa” ou “padrão Fifa” e acabam, por muitas vezes, atrasando os pagamentos. O lucro, que chega aos poucos, não resolve os problemas. Precisa-se de pessoas mais competentes para “pechinchar” os valores ou “ir às compras” de modo inteligente e sabendo o que pode gastar. Do contrário, vamos continuar a ver as equipes se afundando e o torcedor cada vez mais revoltado. 

Comentários