Título de Medina tem ajudinha de brasileiro nascido na Argentina

Não precisava, mas Gabriel Medina se tornou o primeiro brasileiro a ser campeão mundial de surfe na última sexta-feira graças a uma ajudinha. Um 'compatriota' deixou sua missão bem mais fácil no Havaí.

Alejo Muniz foi o "representante" de Gabriel Medina em duas oportunidades neste torneio. Foi ele quem eliminou Kelly Slater e Mick Fanning da competição, o que garantiria o título inédito independentemente do que o brasileiro fizesse nas águas de Pipeline.

Alejo não é natural do Brasil. Ele nasceu na Argentina, mas, quando tinha apenas dois anos, se mudou para Balenário de Bombinhas, em Santa Catarina. Em 2005, ele conseguiu a nacionalidade brasileira.

Quatro anos mais velho que Medina, 24 e 20, Alejo já foi considerado uma das principais revelações do surfe brasileiro. Sua primeira chance na elite mundial foi quando tinha 21 anos.

Em 2010, em festa realizada pela Associação dos Surfistas Profissionais, o surfista foi eleito a revelação da temporada.  A cerimônia ainda contou com lágrimas de Kelly Slater devido à homenagem para Andy Irons, que morreu naquele ano.

Um ponto em comum entre Alejo e Medina é a relação com Neymar. Como treina no litoral paulista, ele já chegou a tirar foto com o atacante do Barcelona em uma visita ao Santos, seu time do coração.

Apesar de ter sido o responsável por acabar com os rivais de Medina em Pipeline, Alejo nem precisaria ter feito nada para o brasileiro ser campeão, afinal, seu compatriota foi vice da etapa.

Aliás, quando Alejo eliminou Kelly Slater do torneio, o americano já não tinha mais chances de título, pois Medina já havia passado pela terceira fase.

Duas etapas depois, Alejo voltava a ser o representante de Medina no mar. Contra Mick Fanning, na quinta fase, o brasileiro precisaria da vitória para confirmar o título do compatriota. E foi exatamente o que ele fez. Mesmo sem uma grande atuação, a nota 6,53, soma de suas duas melhores ondas, eliminaram o australiano.

Número 29 na temporada até a etapa de Pipeline, Alejo teve em J-Bay, na sexta prova da temporada, seu melhor resultado, quando acabou na quinta colocação. Curiosamente, naquela oportunidade, foi justamente Fanning quem o eliminou do torneio nas quartas de final.

UOL Esporte

Comentários